Efeitos do treinamento físico sobre variáveis relacionadas à saúde e ao desempenho físico em corredores de rua recreacionais

  • Victor Geovani Soares de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil.
  • Carla Santana Silva dos Santos Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI, Brasil.
  • Aureliano Machado de Oliveira Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Floriano-PI, Brasil.
  • Emídio Marques de Matos-Neto Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI, Brasil.

Resumo

Introdução e Objetivo: a prática regular e sistematizada de exercício físico vem sendo apontada como importante ferramenta na promoção de saúde e melhoria de desempenho físico. O presente estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de treinamento de corrida de rua (TCR) e de treinamento em circuito funcional (TCF) sobre variáveis relacionadas à saúde e ao desempenho físico em corredores de rua recreacionais. Materiais e Métodos: 8 corredores recreacionais participantes de um projeto de extensão foram submetidos a um programa de treinamento físico de corrida de rua e circuito funcional durante 12 semanas. Resultados: os resultados mostraram que houve um aumento estatisticamente significativo na potência anaeróbia média. Outras variáveis que também são importantes para saúde e desempenho como percentual de gordura, massa gorda, massa magra, VO2 máx estimado e índice de fadiga sofreram modificações, porém não houve diferença estatisticamente significativa. Discussão: embora o programa de treinamento físico proposto tenha sido predominantemente aeróbio, as modificações na massa magra, percentual de gordura e massa gorda podem ter influenciado a melhora na potência anaeróbia média e na diminuição do IF. Conclusão: os dados indicam que um programa de TCR e TCF pode promover melhoras estatisticamente significativas na potência anaeróbia média dos corredores recreacionais, como também benefícios em outras variáveis relacionadas a saúde e desempenho físico.

Biografia do Autor

Victor Geovani Soares de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil.
Pós-graduando (Lato Sensu) em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Piauí e Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão
Carla Santana Silva dos Santos, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI, Brasil.
Pós-graduada em Atividade Física e Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Aureliano Machado de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Floriano-PI, Brasil.
Professor do curso de Educação Física, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Emídio Marques de Matos-Neto, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI, Brasil.
Professor no departamento de Educação Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Publicado
2020-05-03
Como Citar
de Sousa, V. G. S., dos Santos, C. S. S., de Oliveira, A. M., & de Matos-Neto, E. M. (2020). Efeitos do treinamento físico sobre variáveis relacionadas à saúde e ao desempenho físico em corredores de rua recreacionais. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(87), 1240-1250. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1889
Seção
Artigos Científicos - Original