A importância da atividade física no tratamento do câncer de mama

  • Alana Simões Bezerra Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos-PB, Brasil.
  • Télvio Almeida Oliveira Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos-PB, Brasil.

Resumo

O câncer de mama é disparadamente a neoplasia mais comum entre as mulheres, o tratamento ao combate dessa neoplasia se dá por diversos métodos, entretanto, todos eles podem ocasionar sequelas e efeitos colaterais, afetando diretamente a qualidade de vida. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção das mulheres com relação a importância da atividade física no tratamento do câncer de mama. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e de abordagem quantitativa, participaram da pesquisa 10 mulheres, estando em tratamento ou pós-tratamento do câncer de mama, com idade entre 35 a 75 anos, foi utilizado um questionário semiestruturado construído pelos pesquisadores do estudo. Verificou-se que 50% das mulheres realizavam atividade física antes do tratamento e apenas 40% fazem algum tipo de AF após o tratamento do câncer de mama. Percebe-se que 60% das mulheres afirmam ter recebido informação sobre a prática de AF durante o tratamento, já 80% responderam que teve orientação médica para que se praticasse alguma atividade física. Com relação a percepção das mulheres quanto a importância da atividade física para o tratamento do câncer de mama, elas responderam ser relevante para benefícios no tratamento. Através dos resultados encontrados verificou-se que apesar da pouca adesão das mulheres com câncer de mama à atividade física, elas têm uma percepção relevante do quão importante é a atividade física para o tratamento do câncer de mama.

Biografia do Autor

Alana Simões Bezerra, Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos-PB, Brasil.
MESTRE EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, ESPECIALISTA EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO PELAS FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS, ESPECIALISTA EM METODOLOGIAS ATIVAS DA APRENDIZAGEM PELAS FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS, GRADUADA EM LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PROFESSORA DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO DA UNIFIP - CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Télvio Almeida Oliveira, Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos-PB, Brasil.
GRADUADO EM BACHARELADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
Publicado
2020-05-03
Como Citar
Bezerra, A. S., & Oliveira, T. A. (2020). A importância da atividade física no tratamento do câncer de mama. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(87), 1292-1298. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1902
Seção
Artigos Científicos - Original