Distúrbios de imagem corporal e sua associação ao ní­vel de atividade fí­sica em praticantes de musculação na cidade de Cacoal - RO

  • Ana Paula Rid dos Santos Educadores Fí­sicos
  • Fernando José da Silva Educadores Fí­sicos
  • Rafael Ayres Romanholo FACIMED/RO
Palavras-chave: Imagem corporal, Nível de atividade física, IMC

Resumo

O padrão de beleza imposto atualmente torna mais freqüente a distorção e a insatisfação com a imagem corporal, o que pode levar ao desenvolvimento de comportamentos para controle de peso. Este estudo teve como objetivo relacionar o distúrbio de imagem corporal e sua associação ao nível de atividade física e IMC em praticantes de musculação na cidade de Cacoal-RO. Foram avaliados 117 indivíduos, com idade ente 18 e 35 anos, sendo eles, 40 indivíduos do gênero masculino 77 indivíduos do gênero feminino. Foi aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ); o Questionário sobre Imagem Corporal (BSQ); e aferiu-se o peso e a estatura para o calculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Os resultados foram analisados através do programa BIOESTATIC, além da analise de Correlação de Pearson. O estudo apontou que houve uma prevalência de normalidade na percepção da imagem corporal entre homens e mulheres, porém o gênero feminino apresentou uma tendência a ter leve distorção da sua imagem corporal atual e ideal, não sendo observada no caso dos avaliados do sexo masculino, o que pode acarretar, em diversos problemas como, por exemplo, risco de desenvolvimento de distúrbios alimentares.

Referências

- Andrade, M.M. Introdução à Metodologia Científica. Elaboração de Trabalhos na Graduação. São Paulo: Atlas. 1999.

- Assunção, S.S.M. Dismorfia muscular. Revista Brasileira de Psiquiatria. Vol. 24. Num. 3. 2002. p. 80-84.

- Assunção, S.S.M.; Cordas, T.A.; Araújo, L.F.S.B. Atividade física e transtornos alimentares. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 19, n.1, p. 4-13, 2002.

- Beling, M.T.C. A auto-imagem corporal e o comportamento alimentar de adolescentes do sexo feminino em belo horizonte – MG [Dissertação de Mestrado]. Belo Horizonte: Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. 2008.

- Branco, L.M.; Hilário, M.O.F.; Cintra, I.P. Percepção e satisfação corporal em adolescentes e a relação com seu estado nutricional. Revista de Psiquiatria Clínica. Vol. 33. Num. 6. 2006. p. 222-296.

- Bucaretchi, H.A. Anorexia e Bulimia Nervosa, uma visão multidisciplinar. São Paulo. Casa do psicólogo. 2003. p. 183.

- Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos Resolução 196/96.

- Conti, M.A.; Frutuoso, M.F.P.; Gambardella, A.M.D. Excesso de peso e a insatisfação corporal em adolescentes. Revista de Nutrição. 2005. Vol. 18. Num. 4.

- Cooper, P.J. e colaboradores. The development and validation of the body shape questionnaire. International Journal of Eating Disorder. Vol. 6. Num. 4. 1987. p.485-494.

- Cosio, R.B.Z.; Romeiro, A.T.; Rossi, L. Avaliação da Percepção da Imagem Corporal em uma Academia do Município de São Paulo. Revista Digital – Buenos Aires. Vol. 13. Num. 123. 2008.

- Damasceno, V.O.; Lima, J.R.P.; Vianna, J.M.; Vianna, V.R.Á; Novaes J.S. Tipo físico ideal e satisfação com a imagem corporal de praticantes de caminhada. Rev Bras Med Esporte. Vol. 11. Num. 3. 2005. p. 181-186.

- Di Pietro, M.C. Validade interna, dimensionalidade e desempenho da escala BSQ – “Body Shape Questionnaire” em uma população de estudantes universitários [Dissertação de Mestrado]. São Paulo. Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. 2002.

- Laus, M.F. Estudo das elações entre prática de atividade física, estado nutricional e percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio de Ribeirão Preto – SP [Dissertação de Mestrado]. São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. 2009.

- Matsuso, S.; Araújo, T.; Matsudo, V.; Andrade, D.; Andrade, E.; Oliveiria, L.C.; Braggion, G. Questionário internacional de atividade física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 6. Num. 2. 2001. p. 5-18.

- Matsusdo, S.M M.; Matsudo V.R.; Braggion G. F.; Andrade E.L.; Araújo T.L. Comparação das Variáveis Antropométricas de Acordo com o Grau de Satisfação com a Aparência Corporal em Senhoras Ativas Acima de 50 Anos. Simpósio Internacional de Ciência do Esporte. 2000.

- Organização Mundial da Saúde. Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português. Vol. 1. São Paulo: 1995.

- Teixeira, P.C.; Matsudo, S.M.M.; Almeida, V.S.D.E. Auto-estima e imagem corporal de gestantes de acordo com o nível de atividade física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 16. Num. 1. p. 57-65.

- Tessmer, C.S.; Silva, M.C.; Pinho, M.N.; Gazalle, F.K.; Fassa, A.G. Insatisfação Corporal em Frequentadores de Academia. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 14. Num. 1. 2006. p. 7-12.

- Vidal, A.R.C. Satisfação com a Imagem Corporal em Praticantes de Ginástica de Academia. Estudo Comparativo entre Praticantes de Musculação e Ginástica de Grupo [Dissertação de Mestrado] apresentado a Faculdade de Desporto da Universidade de Porto. 2006.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Santos, A. P. R. dos, da Silva, F. J., & Romanholo, R. A. (2012). Distúrbios de imagem corporal e sua associação ao ní­vel de atividade fí­sica em praticantes de musculação na cidade de Cacoal - RO. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(25). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/301
Seção
Artigos Científicos - Original