A motivação das alunas de dança pelas aulas de flexibilidade

  • Ananda Gabriela Cordeiro Diniz Universidade Gama Filho (UGF)
  • Rafaela Liberali Universidade Gama Filho (UGF)
  • Maria Ines Artaxo Netto Universidade Gama Filho (UGF)
  • Maria Cristina Mutarelli Universidade Gama Filho (UGF)
Palavras-chave: Dança, Motivação, Flexibilidade

Resumo

Objetivo: Verificar os fatores motivacionais das alunas de dança pelas aulas de flexibilidade em um projeto cujo nome é cirandar em uma escola pública na região metropolitana de Belo Horizonte. Metodologia: Pesquisa descritiva aplicada em uma amostra de 18 crianças do sexo feminino entre 10 e 11 anos. Os instrumentos de medida utilizados foram questionários (inventário de autoregulação) adaptados para esta pesquisa. Resultados: Os resultados indicam que grande parte da amostra, se mantém realizando as aulas de flexibilidade para melhorar na dança, pois, promove amplitude de movimento e para crescer com saúde. Conclusão: Os resultados indicam que o que mais motiva as alunas realizarem as aulas de flexibilidade é para melhorar na dança e crescer com saúde.

Biografia do Autor

Ananda Gabriela Cordeiro Diniz, Universidade Gama Filho (UGF)

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Aní­sio Teixeira - Fundação Helena Antipoff - UEMG e Pós-graduação - EAD - Educação a Distância- Faculdade Interativa COC - UNISEB - Colégio Osvaldo Cruz e especialziação em dança e consciencia corporal pela UGF

 

Rafaela Liberali, Universidade Gama Filho (UGF)

Educadora Fí­sica, Especialista em Dança Cênica - UDESC, Mestre em Engenharia de produção e sistemas - UFSC e professora do curso de Especialização Lato Sensu em Dança e Consciência Corporal da Universidade Gama Filho-UGF.

 

Maria Ines Artaxo Netto, Universidade Gama Filho (UGF)

Educadora Fí­sica. Especialização em Ginastica em aparelhos - São Paulo. Especialização em psicomotricidade no GAE. Especialização em danças folclóricas em Cuba. Coordenadora do pós graduação da Universidade Gama Filho, coordenadora do programa de pós graduação de Dança e Consciência Corporal e Personal Training do Uni-FMU.

 

Maria Cristina Mutarelli, Universidade Gama Filho (UGF)

Educadora Fisica. Mestre em Educação Fí­sica/Biodinâmica do Movimento Humano pela EEFEUSP. Especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo Instituto do Coração INCOR/FMUSP. Coordenadora do curso Dança e Consciência Corporal da Universidade Gama Filho-UGF.

 

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Publicado
2012-03-10
Como Citar
Diniz, A. G. C., Liberali, R., Artaxo Netto, M. I., & Mutarelli, M. C. (2012). A motivação das alunas de dança pelas aulas de flexibilidade. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 6(31). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/340
Seção
Artigos Científicos - Original