A importância da prática do treinamento de força pelos indiví­duos idosos

  • Léo de Paiva Montenegro Especializando em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho - RJ. Especialista em Exercí­cio Aplicado a Reabilitação Cardí­aca e a Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho - RJ. Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Estácio de Sá - Niterói - RJ
Palavras-chave: Qualidade de Vida, Terceira Idade, Treinamento

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi demonstrar a importância e os benefícios da prática do treinamento de força pelos indivíduos idosos, através de uma revisão literária. Materiais e Métodos: Foram pesquisados estudos relacionados ao treinamento de força e idosos através do site de busca Google Acadêmico. Discussão: Os estudos reunidos no presente artigo mostram que a prática do treinamentode força com regularidade e em diferentes freqüências e intensidades gera aumento da força muscular, aumento da massa muscular, melhora do equilíbrio, da coordenação motora e melhora da qualidade de vida de idosos praticantes de treinamento de força. Conclusão: Através dos resultados dos estudos reunidos fica notável a importância da prática do treinamento de força por indivíduos idosos e seu benefícios, sendo necessário o incentivo para que essa população participe desse tipo de treinamento buscando minimizar os efeitos negativos do envelhecimento. Porém é necessária a realização de mais estudos devido às diferentes variáveis do treinamento como freqüência, intensidade, volume, tipo de contração muscular, tempo de recuperação entre outras variáveis para que a prescrição do exercício seja cada vez mais segura preservando a saúde dos participantes.

Referências

-Asano, R.Y. Treinamento com pesos para iniciantes: comparação entre incidência de microlesões em 3 protocolos de treinamento. Revista de Educação Física. Num. 134. ago, 2006. p. 22-29.

-Dias, R.M.T.; Gurjão, A.L.D.; Marucci, M.F.N. Benefícios do treinamento com pesos para aptidão física de idosos. Revista Eletrônica Acta Fisiátrica. Vol. 13. Num. 2. 2006. p. 90-95.

-Dias, R.M.R.; Cyrino, E.S.; Salvador, E.P; Nakamura, F.Y.; Pina, F.L.C.; Oliveira, A.R. Impacto de oito semanas de treinamento com pesos obre a força muscular de homens e mulheres. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 11. Num. 4. jul/ago, 2005.

-Gentil, P.; Oliveira, E.; Fontana, K.; Molina, G.; Oliveira, R.J.; Bottaro, M. Efeitos agudos de vários métodos de treinamento de força no lactato sanguíneo e características de cargas em homens treinados recreacionalmente. Revista Brasileira de Medicina Esporte. Vol. 12. Num. 6. Nov/dez, 2006.

-Mutti, L.C.; Simão, R.; Dias, I.; Figueiredo, T.; Salles, B.F. Efeito hipotensivo do treinamento de força em homens idosos. Revista Brasileira de Cardiologia. Vol. 23. Num. 2. março/abril, 2010. p. 111-115.

-Silva, A.; Almeida, G.J.M.; Casillas, R.C.; Cohen, M.; Peccin, M.S.; Tufik, S.; Mello, M.T. Equilíbrio, Coordenação e Agilidade de Idosos Submetidos à Prática de Exercícios Físicos Resistidos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte.Vol. 14. Num. 2.Mar/Abr, 2008.

-Silva, J.G.F.B.; Calvo, X.D.; Soler, E.I.; Dantas, E.H.M. Efeitos do treinamento de força sobre os níveis de IGF1 e de força muscular nas fases neurogência e miogênica de idosas. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Vol. 12. Num. 1. 2009. p. 35-48.

-Silva, A.C.F.; Gonçalves, E.; Magdalon, J.; Paiva, L.; Liberali, R. Perfil da qualidade de vida em idosos praticantes de atividade física em uma academia do rio de janeiro. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo. Vol. 5. Num. 26. Mar/Abr. 2011.p. 177-184.

-Silva, V.P.; Cárdenas, C.J. Aspectos simbólicos da alimentação na velhice. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Vol. 3. Num. 4. 2009. p. 175-181.

-Trancoso, E.; Farinatti, P.T.V. Efeitos de 12 semanas de treinamento com pesos sobre a força muscular de mulheres com mais de 60 anos de idade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo. Vol. 16. Vol. 2. jul. /dez 2002. p. 220-229,

-Vecchia, R.D.; Ruiz, T; Bocchi, S.C.M; Corrente, J.E. Qualidade de vida na terceira idade: um conceito subjetivo. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol. 8. Num. 3. 2005. p. 246-252.

Publicado
2012-03-03
Como Citar
Montenegro, L. de P. (2012). A importância da prática do treinamento de força pelos indiví­duos idosos. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(29). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/362
Seção
Artigos Científicos - Original