Identificação da intensidade de esforço e hipotensão arterial em autistas submetidos ao esforço fí­sico no ambiente aquático

  • Antonio Coppi Navarro Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT) - PIPG Engenharia Biomédica na Universidade de Mogi das Cruzes
  • Rosemi Maria Chacon Musolino Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Mogi das Cruzes. São Paulo. Brasil
  • Jean-Jacques Bonvent Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Autismo, Esforço físico, Frequência cardíaca, Hipotensão arterial

Resumo

Objetivo é quantificar a FCde pico paraidentificar a intensidade de esforço e verificar hipotensão arterial em Autistas submetidos ao esforço físico durante 50 minutos no ambiente aquático. Materiais e Métodos:7 masculino e 1 feminino comidade mínima 5,00 e máxima 38,00 com diagnóstico Autista. O esforço físico realizado no ambiente na piscinaobedece ao princípio da individualidade e da especificidade, mas em Autistas não possui parâmetros fisiológicos, isto é, a intensidade do esforço, e que, nesse caso, vem a ser um dos objetos dessa pesquisa. Resultados e Discussão: Devido às características de comprometimento severo na Interação Social, na Comunicação e no Comportamento, mais o ambiente que os cerca a amostra reduziu-se para 4Autistas. A FCde pico dos Autistas em bpmde 120,40 ±45,65 para o repouso/ início e 129,60 ±52,36 para o pós-esforço físico e de 96,00 ±29,64 para 10 minutos pós-esforço demonstram uma não homogeneidade, muito provavelmente devido às características que apresentam os Autistas e ou a ação do cuidador a que foram submetidos. Quando se observa individualmente inicio/ repouso encontra-se 1 Autista normotenso e 3 Autistas limítrofes ou pré-hipertensos. Em todos os Autistas verificou-se a hipotensão arterial. Conclusão: é valido para identificar a intensidade do esforço a FCde pico e assim identificar a intensidade do esforço, e com isso, prescrever esforço físico no ambiente aquático para Autistas.

Referências

-American College of Sports Medicine. Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 6ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

-American College of Sports Medicine. Position stand on progression models in resistance training for healthy adults. Medicine Science Sports Exercise. Vol. 34, Núm. 2, p. 364-380, 2002.

-Mercadante, M.T.; Gaag, R.J.V.; Schawartzamn, J.S. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento não-autísticos: Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento sem outra Especificação. Revista Brasileira de Psiquiatria. Vol. 28, p. S12-S20, 2006.

-Navarro, A.C.; Musolino, R.M.C.; Bonvent, J.J. Quantificação das Publicações Científicas sobre o Autismo nas Bases de Dados Scielo, Lilacs e Medline/ Pubmed entre 1966 a 2009. Anais do 11ª Congresso Paulista de Saúde Pública, São José dos Campos, 2009a.

-Navarro, A.C.; Musolino, R.M.C.; Bonvent, J.J. Quantificação e caracterização das Publicações Científicas sobre o Autismo baseados em marcadores Biofísicos, Bioquímico, Clínicos e Esforço Físico. Anais do 32ª Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2009b.

-Petrus, C.; Adamson, S.R.; Block, L.; Einarson, S.J.; Sharifnejad, M.; HARRIS, S.R. Effects of Exercise Interventions on Stereotypic Behaviours in Children with Autism Spectrum Disorder. Physiother Can. Vol. 60, p. 134-145, 2008.

-Pollock, M.L. e colaboradores. Resistance exercise in individuals with and without cardiovascular disease. Circulation. Vol. 101, p. 828-883, 2000.

-Sociedade Brasileira de Cardiologia. V Diretrizes Brasileira de Hipertensão Arterial. 2006.

-Tamananha, A.C.; Perissinoto, J.; Chiari, B.M. Uma Breve Revisão Histórica dos Conceitos de Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger. Revista Brasileira de Fonoaudiologia. Vol. 13, Núm. 3, p. 296-299, 2008.

Publicado
2012-03-10
Como Citar
Navarro, A. C., Musolino, R. M. C., & Bonvent, J.-J. (2012). Identificação da intensidade de esforço e hipotensão arterial em autistas submetidos ao esforço fí­sico no ambiente aquático. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 6(31). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/378
Seção
Artigos Científicos - Original