Comparação dos ní­veis de aptidão fí­sica e desempenho motor de estudantes de uma escola pública e uma escola privada da cidade de Pelotas

  • Cibele Alves Dos Santos Escola Superior de Educação Fí­sica. Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS
  • Anderson Leandro Peres Campos Faculdade Maria Milza - Governador Mangabeira /BA. Faculdade Nobre de Feira Santana/BA
  • José Francisco Gomes Schild Escola de Educação Fí­sica. Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS
Palavras-chave: Estudantes, Aptidão física, Habilidades motoras

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar os níveis de aptidão física e desempenho motor de estudantes de uma escola da rede pública e uma escola da rede privada da zona urbana da cidade de Pelotas. A amostra foi composta por 32 escolares com idades entre 13 e 17 anos. Foi utilizada a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) que reúne medidas e testes somatomotores destinados a avaliar os indicadores de crescimento corporal, o estado nutricional, a aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo. Além disso, foram mensuradas variáveis de dobras cutâneas, circunferência da cintura e força de preensão manual. A análise dos dados foi realizada no programa Stata, versão 10.0 através de análises descritivas (média e desvio padrão) e teste-t de Student não pareado para verificar as diferenças de médias entre os grupos, utilizando nível de p ≤ 0,05. Os principais resultados foram em torno do percentual de gordura, o qual foi mais elevado para escola privada em ambos os sexos, para meninas 30,4% contra 16,4% e para os meninos 21% contra 13,4%, além disso, a circunferência abdominal entre as meninas apresentou 85,4cm contra 70,6cm, na escola privada e pública respectivamente, com p=0,01. Concluímos que em variáveis motoras e de aptidão física, os alunos não apresentaram diferenças significativas, enquanto que para o percentual de gordura em ambos os sexos e circunferência da cintura entre as meninas os valores são significativos. Desta forma, é necessária maior atenção às variáveis de aptidão física relacionada à saúde.

Referências

-Farinatti, P.T.V. Criança e atividade física. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

-Gallahue, D. L.; Osmun, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

-Guedes, D. P.; Guedes, J.E.R.P. Crescimento e desempenho motor em escolares do município de Londrina, Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol. 9. Suppl.1. 1993.

-Guedes, D.P.; Guedes, J.E.R.P.; Barbosa, D.S.; Oliveira, J.A. Atividade física habitual e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Vol. 10. Núm. 1. p. 13-21. 2002.

-Guedes, D.P.; Guedes, J.E.R.P.; Barbosa, D.S.; Oliveira, J.A. Níveis de prática de atividade física habitual em adolescentes. Rev Bras Med Esporte. Vol. 7. Núm. 6. 2001.

-Lohman, T.G. Applicability of body composition techniques and constants for children and youths. Exercise. Sports Scince. Vol. 14. p. 325-357. 1986.

-Lopes, V. P. Análise dos Efeitos de dois Programas Distintos de Educação Física na Expressão da Aptidão Física, Coordenação e Habilidades Motoras em Crianças do Ensino Primário. Dissertação -Doutorado em Ciência do Desporto. Porto. 1997.

-Manning, S.A. O desenvolvimento da criança e do adolescente. São Paulo: Cultrix, 2000.

-Marafiga, D.; Gaya, A.; Torres,L.; Garlipp, D.; Moreira, R.; Silva, M. Associação entre aptidão física relacionada a saúde e o índice de desenvolvimento sócio econômico em escolares dos municípios do Rio Grande do Sul. Revista Perfil. Ano VII. Núm. 7. 2005.

-Marques, A. C.; Gaya, A.; Silva, G.; Torres, L. Projeto Esporte Rio Grande do Sul –PROESP-RS: Núcleo Interinstitucional de Pesquisas em Esporte para crianças e Jovens. Revista Perfil, 2005.

-Matsudo, S.M.M.; Araújo, T.L.; Matsudo V.K.R.; Andrade, D.R.; Valquer, W. Nível de atividade física em crianças e adolescentes de diferentes regiões de desenvolvimento. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol.3. Núm. 4. p. 14-26. 1998.

-Nahas, M.V.; Corbin, C.B. Aptidão física e saúde nos programas de Educação Física: desenvolvimentos recentes e tendências internacionais. Rev Bras Ciênc Mov. Vol. 6. Núm. 2. p. 47-58. 1992.

-PROESP, Projeto Esporte Brasil. Manual de Aplicação de Medidas e Testes, Normas e Critérios de Avaliação. Porto Alegre: 2009.

-Santos, L. L. Desempenho motor de crianças de diferentes contextos sócio-culturais. 2009. Artigo (Especialização) –Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

-Silva, R.C.R.; Malina, R.M. Nível de atividade física em adolescentes do Município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol.16. Núm. 4. 2000.

-Wells, K.F.; Dillon, E.K. The sit and reach, a test of back and leg flexibility. Res. Quart. Vol. 23. p. 115-118. 1952.

Publicado
2013-10-13
Como Citar
Dos Santos, C. A., Campos, A. L. P., & Schild, J. F. G. (2013). Comparação dos ní­veis de aptidão fí­sica e desempenho motor de estudantes de uma escola pública e uma escola privada da cidade de Pelotas. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 7(41). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/555
Seção
Artigos Científicos - Original