Análise qualitativa de três exercí­cios utilizados em musculação para o grupamento costas

  • Demétrius Cavalcanti Brandão Faculdade Católica do Ceará
  • Juliana Leite Soares Secretaria de Esportes do Municí­pio de Fortaleza (SECEL)
Palavras-chave: Cinesiologia, Treinamento resistido, Biomecânica

Resumo

A cinesiologia é um ramo da biociência responsável pelo estudo da estrutura humana, seus movimentos eos planos e eixos nos quais o movimento ocorre. O objetivo foi analisar comparativamente os músculos e articulações envolvidas em três exercícios comuns no treinamento resistido. Estudo do tipo observacional modelo analítico descritivo comparativo, ondese buscouanalisar três exercícios utilizados em treinamento na musculação, evidenciando a articulação envolvida, a classificação anatomo-funcional, classificação morfológica, plano e eixo de movimento, nomenclatura cinesiológica do movimento e os músculos envolvidos na ação. Utilizou-se livros de cinesiologia e anatomia para facilitar a descrição e análise das ações de movimento, as literaturas escolhidas através da análise de referências mais utilizadas nas disciplinas de anatomia e cinesiologia dos cursos de Educação Físicas das Instituições de ensino superior de Fortaleza. Não houve diferenças cinesiológicas entre o puxador costa pegada média e puxador frente pegada média. Na análise do puxador frente pegada fechada comparado com os outros dois exercícios acima citados, observou-se diferença de movimento e músculos atuantes, embora as articulações envolvidas sejam as mesmas. Esse fato se deu devido a ação articular do ombro e escápula serem diferentes entre puxador frente pegada fechada, se comparado compuxador pegada média frente e costa.

Biografia do Autor

Demétrius Cavalcanti Brandão, Faculdade Católica do Ceará

Mestre em Saúde coletiva-UNIFOR(2007), Especialista em Nutrição e Atividade Fí­sica-Veiga de Almeida-RJ, Pós-graduado em Atividades Fí­sicas para Academias-UPE-PE, Licenciado em educação fí­sica e técnico em desporto-UFPE. Docente das disciplinas de fisiologia do humana e fisiologia do exercí­cio da Faculdade Católica do Ceará, docente da disciplina de cinesiologia e fisiologia do exercí­cio da FATENE. Revisor cientí­fico da Revista Brasileira de Atividade Fí­sica e Saúde, da revista Brasileira de Cineantropometria e desmpenho humano e da Zero a seis.

Juliana Leite Soares, Secretaria de Esportes do Municí­pio de Fortaleza (SECEL)

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Deficiência Visual e Pós- Graduada em Educação Especial. Atualmente é professora convidada do curso de Graduação em Educação Fí­sica FAMETRO, Cursos de Pós- Graduação da Faculdade Integrada do Ceará (FIC) e da Faculdade de Ciências Tecnológicas (FATECI), Mestranda em Saúde Pública ( Mestrado Internacional). Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação Fí­sica Adaptada. Projetista da célula de Esporte de Participação da 3a idade e da pessoa com deficiência e Coordenadora dos Cursos de capacitação de 2009/2010 da Secretaria do Esporte do Ceará (SESPORTE). Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Desportiva, Saúde e Atividades Fí­sicas, Atividades Aquáticas, Atletismo e Educação Fí­sica Escolar.

Referências

-Alves, J. C. C.; Scrivante, B. F.; Silva, N. S.; Pires, C. M. R.; Magosso, R. F. Análise de Diferença no Teste de 1 RM no Exercício Agachamento Paralelo(90º.) e Completo na Barra Guiada. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 6. Núm. 36. p. 631-635. 2012. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/465/455 >

-Atwater, A. E. Cinesiologia / biomecânica: Perspectivas e tendências. Pesquisa trimestral para Exercício e Desporto. Vol. 51. Núm. 1. p. 193-218. 1980.

-Campos, M. A. Biomecânica da musculação. Sprint 2ª edição. Rio de Janeiro, 2000.

-Delavier, F. Guia dos Movimentos de Musculação -Abordagem Anatômica l. Manole. 2000.

-Mussi, R. F. F.; Lima, L. C. G.; Gomes, M. A. Análise Cinesiológica De Uma Série Básica De Musculação. Boletim EF.org.[s.a].

-Rasch, P. J. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. 7ª edição. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1991.

-Rodrigues, C. E. C.; Carnaval, P.E. Musculação: teoria e prática. Sprint, 23ª edição. Rio de Janeiro. 1999.

-Smith, L.; Weiss, E. L.; Lehmkuhl, L. D. Cinesiologia clínica de Brunnstrom. Manole, 5ªed. São Paulo, 1997.

-Silva, L. P. Análise biomecânica do exercício "puxada alta" utilizando dois diferentes aparelhos de musculação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. 2008. Disponível em:<http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91493> Acesso em 09/01/2013.

-Thompsom, C. W.; Floyd, R.T. Manual de Cinesiologia Estrutural. Manole. 2002. 14ª edição. São Paulo.

-Zernicke, R. F. Surgimento de Biomecânica Humanos. Perspectivas sobre as Disciplinas acadêmicas de Educação Física. Humano Cinética de Publicações. Champaign, IL. p. 124-136. 1981.

Publicado
2013-10-24
Como Citar
Brandão, D. C., & Soares, J. L. (2013). Análise qualitativa de três exercí­cios utilizados em musculação para o grupamento costas. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 7(41). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/560
Seção
Artigos Científicos - Original