Ní­vel de incompetência cronotrópica em estudantes de Educação Fí­sica

  • Rubem Machado Filho Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Incompetência cronotópica, Frequência cardíaca, Educação física

Resumo

A incompetência cronotrópica (IC) é caracterizada como a incapacidade de atingir no esforço 80% da frequência cardíaca de reserva esperada para a idade e é um fator preditor de mortalidade e eventos cardíacos adversos, mesmo em populações saudáveis. O trabalho tem como objetivo investigar o nível de incompetência cronotrópica em estudantes de educação física de uma universidade do município de Niterói, pertencente ao estado do Rio de Janeiro. Foram selecionadas para amostra 22 indivíduos, aparentemente saudáveis e treinados. Os indivíduos foram separados em dois grupos relacionados às faixas etárias (abaixo de 25 anos e acima de 25 anos). Para o teste de esforço máximo foi adotado o protocolo de Bruce em esteira ergométrica. A FC máxima prevista para a idade (FCMP) foi calculada a partir da equação FCMP =220 -idade em anos. Para verificação do coeficiente de relação entre os grupos (G1 Vs. G2), na análiseda FC durante o esforço, foi adotado o procedimento de regressão linear. Entretanto, para medidas das variáveis independentes (VO²Máx. e PSE) intergrupos foi adotado o teste de Wilcoxon. Para todas as análises foi considerado o nível de significância, (p<0,05). O teste de Wilcoxon não mostrou diferença significativa intergrupos (G1 Vs. G2) em relação as variáveis: =80%FCMP, >80%FCMP, Vo²máx. relativo, PSE. Contudo, não foi observado risco de IC em ambos os grupos.

Referências

-Anjos-Andrade, F. D.; Sousa, A. C.; Barreto-Filho, J. A.; Alves, E. O.; Nascimento-Júnior, A. C.; De Santana, N. O.; e colaboradores. Chronotropic incompetence and coronary artery disease. Acta Cardiol. Vol. 65. Núm. 6. p. 631-638. 2010.

-Herdy, A.H.; Fay, C. E.; Bornschein, C.; Stein,R. Importância da análise da frequência cardíaca no teste de esforço. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 9. Núm. 4. 2003.

-Matsudo, S. M. Atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento Rev. bras. Educ. Fís. Esp. Vol. 20. Suplemento Núm. 5. p. 135-137. 2006.

-Moreira, C. A. Atividade Física na Maturidade. Rio de Janeiro: Shape, 2001.

-Rocha, G. R.; Stein, R. Resposta cronotrópica ao teste cardiopulmonar após o uso de cimetidina. Arq. Bras. Cardiol. Vol. 86. Núm. 3. 2006.

-Silva, M. A. M.; Riveira, I. R. Prevalência de fatores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes da rede de ensino da cidade de Maceió. Arq. Bras. Cardiol. Vol. 84. Núm. 5. 2005.

Publicado
2013-10-24
Como Citar
Filho, R. M. (2013). Ní­vel de incompetência cronotrópica em estudantes de Educação Fí­sica. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 7(41). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/565
Seção
Artigos Científicos - Original