Estudo do desenvolvimento motor: análise do modelo teórico de desenvolvimento motor de Gallahue

  • Rafael Ayres Romanholo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Cacoal/RO
  • Fernando Costa Baia SESI- Serviço Social da Indústria- Departamento de Rondônia/RO
  • Joeliton Elias Pereira Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO
  • Eduarda Maria Coelho Universidade de Trás os Montes e Alto do Douro - UTAD/PT
  • Maria Isabel Mourão Carvalhal Universidade de Trás os Montes e Alto do Douro - UTAD/PT
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, Gallahue

Resumo

O objetivo é discutir as indagações de como os seus modelos desenvolvimentistaslevam a uma explicação teórica do comportamento humano no decorrer da vida, apresentadas através de alguns dos conceitos que integram a sua teoria. Observa-se que existem poucos modelos teóricos abrangentes dedesenvolvimento motor e semuma base teórica de operação, a pesquisa sobre o desenvolvimento motor ou qualquer outra área tende a produzir pouco mais do que fatos isolados. Os Modelos teóricos tentam descrever e explicar o comportamento e podem ser indutivos ou dedutivos em sua natureza, o desenvolvimento motor pode ser considerado sob o aspecto de fases e sob o aspecto de estágios que são eles: 1) Fase motora reflexiva e seus estágios de codificação e decodificação de informações. 2) Fase de movimentos rudimentares e os estágios de inibição de reflexos e o de pré-controle. 3) A Fase de movimentos fundamentais e os estágios inicial, elementar e o maduro. 4) Fase de movimentos especializados e os estágios transitório, de aplicação e o de utilização permanente. A compreensão do desenvolvimento motor ajuda a explicar como ocorre o aprendizado. Concluimosque odesenvolvimento motor corresponde a um processo em que o organismo estabelece interação com o meio, mostrando assim que os fatores extrínsecos influenciam diretamente o padrão motor do ser humano e que a habilidade motora sofre influências de fatores psicológicos, sociais e biológicos.

Biografia do Autor

Rafael Ayres Romanholo, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Cacoal/RO

Pesquisador do Grupo de Pesquisa: GPMOSOS - Grupo de Pesquisa em Motricidade Humana, Sociedade e Saúde

Fernando Costa Baia, SESI- Serviço Social da Indústria- Departamento de Rondônia/RO

Pesquisador do Grupo de Pesquisa: GPMOSOS - Grupo de Pesquisa em Motricidade Humana, Sociedade e Saúde

Joeliton Elias Pereira, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO

Pesquisador do Grupo de Pesquisa: GPMOSOS - Grupo de Pesquisa em Motricidade Humana, Sociedade e Saúde

Eduarda Maria Coelho, Universidade de Trás os Montes e Alto do Douro - UTAD/PT

Pesquisador do Grupo de Pesquisa: GPMOSOS - Grupo de Pesquisa em Motricidade Humana, Sociedade e Saúde

Maria Isabel Mourão Carvalhal, Universidade de Trás os Montes e Alto do Douro - UTAD/PT

Pesquisador do Grupo de Pesquisa: GPMOSOS - Grupo de Pesquisa em Motricidade Humana, Sociedade e Saúde

Referências

-Adams, J. A. A closed-loop theory of motor learning. Journal of Motor Behavior. Washington, D.C. Vol. 3. p. 111-149. 1971.

-Bohme, M. T. S. Auto-avaliação puberal feminina por meio de desenhos e fotos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 7. Núm. 2. p. 24-34. 2002.

-Cole, T. J.; e colaboradores. Establishing A Standard Definition For Child Overweight And Obesity Worldwide International. survy. Vol. 320, p. 1240-1243. 2000.

-Gallahue, D.; Donelly F. C. Educação Física Desenvolvimentista para todas as crianças. 4ªedição. Phorte. 2008.

-Grumbach, M. M, Styne, D. M. Puberty: ontogeny, neuroendocrinology, physiology, and disorders. In: Larsen, P.R.; Kronenberg, H.M.; Melmed, S.; Polosky, K.S. editors. Willians textbook of endocrinology. Philadelphia. Saunders. p. 1117-286. 2003.

-Malina, R. M.; Bouchard, C. Growth, maturation and physical activity. Champaign: HumanKinetics.2004.

-Matsudo, V. K. R.; Matsudo, S. M. Validade da auto-avaliação na determinação da maturação sexual. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 5. Núm. 2. p. 18-35. 1986.

-Neto, C.A. F. Motricidade e jogo na infância.Sprint. 3ª edição. 2001.

-Tani, G.; Meira Junior, C. N.; Ugrinowitsch, H.; Benda, R.N.; Chiviacowsky, S.; Corrêa, U.C. Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. R. da Educação Física/UEM Maringá. Vol. 21. Núm. 3. p. 329-380. 2010.

Publicado
2014-07-27
Como Citar
Romanholo, R. A., Baia, F. C., Pereira, J. E., Coelho, E. M., & Carvalhal, M. I. M. (2014). Estudo do desenvolvimento motor: análise do modelo teórico de desenvolvimento motor de Gallahue. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 8(45). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/628
Seção
Artigos Científicos - Revisão

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##