Novos olhares sobre o ensino da fisiologia humana e da fisiologia do exercí­cio

  • Leandro Freitas Lima Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Osvaldo Costa Moreira Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Eduardo França Castro Docente do curso de graduação em Educação Física do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Campus UFV Florestal, Minas Gerais, Brasil
Palavras-chave: Métodos de ensino, Aprendizagem, Fisiologia

Resumo

Os métodos de ensino alternativos podem auxiliar o professor e também servir como recurso de pesquisa, na medida em que permitem a interação entre os atores do processo ensino/aprendizagem. Especificamente no processo de ensino/aprendizagem da fisiologia humana e da fisiologia do exercício, os professores raramente recorrem a métodos alternativos de ensino, optando, quase sempre, por formas tradicionais de ensino, e este fato pode estar acarretando em maiores dificuldades para os estudantes, nos cursos em que a fisiologia se faz presente. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou realizar umarevisão de literatura de forma a apresentar os métodos alternativos já utilizados e os resultados obtidos no ensino-aprendizagem da fisiologia humana e da fisiologia do exercício, fundamentado na literatura publicada nos últimos 10 anos. Através desse levantamento teórico foi possível verificar que os métodos mais efetivos são os mapas conceituais e seminários didáticos, pois foram capazes de promover maior participação, interação e retenção do conteúdo pelos estudantes.

Biografia do Autor

Leandro Freitas Lima, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Discente do curso de Educação Fisica e Pesquisador bolsista no projeto PIBEN na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Osvaldo Costa Moreira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Musculação e Personal Trainning pela Universidade Castelo Branco. Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professor Assistente 2 do Curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. É Editor Associado da Revista Brasileira de Futebol. Atua também, como revisor cientí­fico dos periódicos: Revista Brasileira de Futebol, Revista Brasileira de Futebol e Futsal, Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercí­cio, Brazilian Journal of Biomotricity, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Acta Scientarium - Health Science e Investigación y Educación en Enfermerí­a. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Avaliação Fí­sica e Funcional, Treinamento de Força e Fatores de Risco Cardiovascular

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Publicado
2014-10-10
Como Citar
Lima, L. F., Moreira, O. C., & Castro, E. F. (2014). Novos olhares sobre o ensino da fisiologia humana e da fisiologia do exercí­cio. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 8(47). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/686
Seção
Artigos Científicos - Revisão