Análise da flexibilidade muscular em idosos

  • Ilze Thieme Block Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio/Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciada em Educação Fí­sica - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Keidy Karla Gonçalves Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio/Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciada em Fisioterapia - Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI
  • Marianne Thieme Meyer Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio/Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciados em Educação Fí­sica - Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Sérgio Benedito Júnior Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio/Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciados em Educação Fí­sica - Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio/Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Idosos, Flexibilidade, Teste de sentar e alcançar de Wells

Resumo

O objetivo geral do presente estudo é verificar a influência de um programa de exercícios de flexibilidade em indivíduos, a partir dos 55 anos de idade, de ambos os gêneros. A pesquisa caracteriza-se como experimental com uma amostra 25 indivíduos e os critérios para escolha desses indivíduos foram ter idade a partir dos 55 anos e estar participando do programa de Medicina Preventiva da Unimed Litoral onde foram realizados 27 sessões de treinamento de flexibilidade, durante 9 semanas, com freqüência de três vezes por semana e duração de 15 minutos cada sessão. Para avaliação dos resultados foram realizadas duas medidas de flexibilidade pré e pós o treinamento, utilizando-se o banco de Wells, através do teste de sentar e alcançar. Os resultados obtidos com os dados e o teste T apontam para um aumento significativo da flexibilidade, comparando o valor das médias pré teste (16,44cm) e pós teste (23,44cm) com o teste de sentar e alcançar (p≤0,05). Concluindo assim, que o programa de treinamento com exercícios de flexibilidade contribuiu para o ganho de flexibilidade corporal, otimizando a qualidade de vida destes indivíduos.

Referências

- Dantas, E.H.M. Alongamento e Flexibilidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Shape, 1999. 327p.

- Guadagnine, P.; Olivoto, R. Comparativo de Flexibilidade me idosos praticantes e não praticantes de Atividades Físicas. Revista Digital. Buenos Aires: n.69, fev. 2004. Disponível on line: http://www.efdeportes.com.; Acesso on line: 11 nov.2007.

- Marins, J.C.B.; Giannichi, R.S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. Rio de Janeiro: Shape, 1996.

- Monteiro, W.D.; e colaboradores. Força muscular e características morfológicas de mulheres idosas praticantes de um programa de atividades físicas. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. v. 4, n. 1, 1999.

- Narezzi, D.; e colaboradores. Análise da Flexibilidade em crianças de 9 a 11 anos de idade praticantes de alongamento nas aulas de educação física. São Paulo. Disponível em: htpp://www.inicepg.univap.br/trabalhos/INICG00129_01C. Acesso on line: 23 jan, 2008.

- Pinheiro, S.S.; e colaboradores. Respostas mecânicas em testes físicos dinâmicos e estáticos em indivíduos destreinados na Paraíba. Rev. Saúde. Com. v. 1, n. 1, p. 1-8, 2005.

- Raso, V.; e colaboradores. Exercício aeróbio ou de força muscular melhora as variáveis da aptidão física relacionadas à saúde em mulheres idosas. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde v. 2, n. 3, 36-49, 1997.

- Raso, V.; e colaboradores. Efeito de três protocolos de treinamento na aptidão física de mulheres idosas. Gerontologia, v. 5, n.4, p. 162-170, 1997.

- Rebelatto, Jr.; e colaboradores. Influência de um programa de atividade física de longa duração sobre a força muscular manual e a flexibilidade corporal de mulheres idosas. Revista Brasileira de Fisioterapia. v. 10, p. 127-132, n. 1, 2006.

- Ribeiro, C.C.A.; e colaboradores. Comparação entre a classificação proposta pelo teste de sentar e alcançar e os resultados obtidos em mulheres de diferentes faixas etárias. Disponível em: htpp//www.cemafe.com.br. Acesso on line : 19 nov, 2007.

- Rodrigues, C.; e colaboradores. Aptidão Física de Mulheres Idosas: estudo a partir de aulas recreativas de karatê-do. Saúde em Revista. São Paulo, p. 41, nov, 2005.

- Souchard, E. O stretching global ativo: a reeducação postural global a serviço do esporte. São Paulo: Manole, 1996.

- Williams, E. Use of intermittent stretch in the prevention of serial sarcomere loss in immobilized muscle. Annals of the Rheumatic Diseases. v. 49, p. 316-317, 1990.

Publicado
2011-12-11
Como Citar
Block, I. T., Gonçalves, K. K., Meyer, M. T., Benedito Júnior, S., & Liberali, R. (2011). Análise da flexibilidade muscular em idosos. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 2(7). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/73
Seção
Artigos Científicos - Original