Comparação do ní­vel da equilibração entre crianças praticantes de atividade fí­sica regular e crianças que não praticam atividades fí­sicas no ensino fundamental

  • Márcio Viní­cius de Abreu Verli Graduado em Educação Fí­sica
  • Raphael Benassi Graduado em Educação Fí­sica. Especialista em Treinamento Desportivo.
  • Luis Carlos Oliveira Gonçalves Graduado em Educação Fí­sica. Graduado em Farmácia. Especialista em Treinamento de Força. Especialista em Farmácia Hospitalar. Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Professor UNIMSB/UNIESP
  • Fabiana Albino Graduado em Educação Fí­sica. Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Professor UNIMSB/UNIESP
Palavras-chave: Educação física escolar, Equilibração, Equilibrio

Resumo

O objetivo principal foi analisar as diferenças no ní­vel de equilibração de alunos praticantes de atividades fí­sicas e alunos que não praticam atividades fí­sicas. A revisão da literatura foi dividida em três sub-temas: A Estrutura Psicomotora Equilibração, A Educação Fí­sica Escolar no Ensino Fundamental e a Importância da Atividade Fí­sica Regular no Desenvolvimento Motor. Foi feita uma comparação entre alunos de oito a quatorze anos que fazem parte do 4º e do 5º anos de uma escola particular em Campo Grande. Os testes motores foram retirados do Teste psicomotor de Vitor da Fonseca, 1995 - Bateria Psicomotora. Crianças que praticam atividades fí­sicas possuem maior ní­vel de equilibração que os não praticantes, sendo uma boa equilibração essencial para o ser humano e seu desenvolvimento motor.

Referências

-Fonseca, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre. Artes Médicas. 1995.

-Gallahue, D. L. Conceitos para maximizar o desenvolvimento da habilidade de movimento especializado. Revista de Educação Física da UEM. Maringá. 2005.

-Gallahue, D. L.; Ozmun, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª edição. São Paulo. Phorte. 2005.

-Santos, S.; colaboradores. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos de coordenação. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo. 2004.

Publicado
2017-06-20
Como Citar
Verli, M. V. de A., Benassi, R., Gonçalves, L. C. O., & Albino, F. (2017). Comparação do ní­vel da equilibração entre crianças praticantes de atividade fí­sica regular e crianças que não praticam atividades fí­sicas no ensino fundamental. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 11(66), 315-328. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1128
Seção
Artigos Científicos - Original