Incidência de óbitos provocada por doenças do sistema circulatório e a prática do exercí­cio fí­sico no estado do Espí­rito Santo

  • Daniel Nogueira Folador SVO - Sistema de Verificação de óbito - Vitória - Espí­rito Santo
  • Newton Nunes Incor/UFSP - São Paulo
Palavras-chave: Qualidade de vida, Reabilitação cardíaca, Sedentarismo

Resumo

Este estudo epidemiológico de cunho exploratório e descritivo, inédito no Estado do Espírito Santo, surgiu do interesse em discutir a incidência de óbitos por doenças do sistema circulatório e o exercício físico. Analisa a incidência de óbito e destaca o gênero e a idade da população investigada, que não apresenta hábitos de exercício físico. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário base do Sistema de Verificação de Óbito (SVO) localizado no hospital da Polícia Militar (HPM) de Vitória. Os indivíduos de ambos os gêneros que evoluíram a óbito isento de fator externo ocorridos em todo estado aponta que dos 643 óbitos investigados no período de 2006 e 2007, fase de realização desta pesquisa, 25 % tiveram como causa real de morte, doenças do sistema circulatório. Conclui que os indivíduos que não praticavam exercício físico vieram a falecer com idade entre 40 e 49 anos, correspondendo a 6,3% e os que praticavam exercício físico morreram com 80 anos correspondendo a 20% da amostra investigada.

Referências

- American Heart Association. Currents. Aspectos mais relevantes das diretrizes da american heart assosiation sobre ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência. ,v. 16, n. 4, 2006.

- Avezum, Álvaro.; Piegas, Leonardo Soares.; Pereida, Julio César R. Fatores de risco associados com infarto agudo do miocárdio na região metropolitana de São Paulo: uma região desenvolvida em um país em desenvolvimento. Arq. Brás. Cardiol., Mar. 2005, vol. 84, no3, p. 206-213. ISSN 0066-782X.

- Barbanti, Valdir J. Dicionário de Educação Física e Esporte. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2003.

- Caspersen, C.J.; e colaboradores. Physical activity, and physical finess: definitions and distinctions for health – related research. Public health reports, 100 (4): 126-131, 1985.

- Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

- Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed; Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

- Kempf, Hans D; Reub, Peter. Reabilitação cardíaca: guia prático. São Paulo: Phorte, 2000.

- Lotufo, Paulo Andrade. Mortalidade precoce por doenças do coração no Brasil. Comparação com outros países. Arq. Brás. Cardiol., May 1998, vol. 70, no. 5, p. 321-325.

- Matsudo, S.M.; Matsudo, V.K.R. Atividade física e obesidade. São Paulo: Atheneu, 2007.

- Mcardle, Willian.; e colaboradores. Fundamentos de fisiologia do exercício. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.

- Negrão, Carlos E; Pereira, Antônio C. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. 2. ed. São Paulo: Manole, 2006.

- Nieman, David C. Exercício e Saúde: Como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. São Paulo: Manole, 1999.

- Pitanga, Francisco José Gondim. Epidemiologia da atividade física, exercício físico e saúde. 2. ed. São Paulo: Phorte, 1994.

- Simão, Roberto. Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais. São Paulo: Phorte, 2004.

- Secretaria de estado da saúde. Serviço de verificação de óbito da sesa dá suporte á pesquisa sobre sedentarismo. Disponível em: http://wwwsaude.es.gov.br/deflaut.asp Acesso em: 20 de agosto de 2008.

- Soares, J.F; Siqueira, A.L. Introdução à Estatística Médica. 1ª Ed. Belo Horizonte: Departamento de Estatística. UFMG, 1999.

- Sociedade Brasileira de Hipertensão. Folha online: Cresce o número de infartos entre jovens. Disponível em: http://sbh.itarget.com.br/sbh_profissionais.php?op=300&id_srv=2&id_tpc=1&nid_tpc=&id_grp=1&add=&lk=1&nti=73&l_nti=S&itg=S&st=&dst=3. Acesso em 05 de Agosto de 2008.

- Wilmore, J.H., Costill, D.L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 2. ed. São Paulo: Manole, 2001.

Publicado
2011-12-11
Como Citar
Folador, D. N., & Nunes, N. (2011). Incidência de óbitos provocada por doenças do sistema circulatório e a prática do exercí­cio fí­sico no estado do Espí­rito Santo. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 2(11). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/121
Seção
Artigos Científicos - Original