Contribuição da educação física escolar para o nível de atividade física diária
Resumo
Objetivo: Descrever a ocorrência de escolares do ensino fundamental que atingem a recomendação do número de passos/dia, e verificar o impacto da Educação Física (EFI) considerando esta recomendação. Materiais e métodos: Foram avaliados 49 alunos de uma escola estadual de Porto Alegre-RS, Brasil. Os alunos utilizaram pedômetro (Yamax Digi-Walker CW 700) durante três dias consecutivos, identificando a média do número de passos desses dias e das aulas de EFI. Classificamos os passos/dia com o ponto de corte 15.000 e 12.000 passos para meninos e meninas. Para verificar o impacto da EFI comparamos as médias das variáveis utilizando a análise de variância através do teste T para pares. Resultados: 70% dos meninos e 84% das meninas não atingem passos/dia indicado. EFI contribui 20,5% e 15,7% na média de passos/dia em meninos e meninas; em dias com EFI o número de passos em média parece ser maior. Conclusão: É elevado o número de alunos que não atingem as recomendações diárias do número de passos. Ademais, a EFI é uma ferramenta importante para o aumento na prática de atividade física diária.
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