Contribuição da educação fí­sica escolar para o ní­vel de atividade fí­sica diária

  • Gabriel Alberto Kunst Nagorny Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Priscilla Spindola Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Arieli Fernandes Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Júlio Brugnara Mello Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Anelise Reis Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Adroaldo Cezar Araujo Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
Palavras-chave: Atividade motora, Saúde escolar, Crianças

Resumo

Objetivo: Descrever a ocorrência de escolares do ensino fundamental que atingem a recomendação do número de passos/dia, e verificar o impacto da Educação Fí­sica (EFI) considerando esta recomendação. Materiais e métodos: Foram avaliados 49 alunos de uma escola estadual de Porto Alegre-RS, Brasil. Os alunos utilizaram pedômetro (Yamax Digi-Walker CW 700) durante três dias consecutivos, identificando a média do número de passos desses dias e das aulas de EFI. Classificamos os passos/dia com o ponto de corte 15.000 e 12.000 passos para meninos e meninas. Para verificar o impacto da EFI comparamos as médias das variáveis utilizando a análise de variância através do teste T para pares. Resultados: 70% dos meninos e 84% das meninas não atingem passos/dia indicado. EFI contribui 20,5% e 15,7% na média de passos/dia em meninos e meninas; em dias com EFI o número de passos em média parece ser maior. Conclusão: É elevado o número de alunos que não atingem as recomendações diárias do número de passos. Ademais, a EFI é uma ferramenta importante para o aumento na prática de atividade fí­sica diária.

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Publicado
2018-04-10
Como Citar
Nagorny, G. A. K., Aguiar, P. S., Dias, A. F., Mello, J. B., Gaya, A. R., & Gaya, A. C. A. (2018). Contribuição da educação fí­sica escolar para o ní­vel de atividade fí­sica diária. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(72), 70-77. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1344
Seção
Artigos Científicos - Original