Validação de questionário sobre conhecimento em treinamento resistido

  • Natan Feter Escola Superior de Educação Fí­sica, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil
  • Matheus Pintanel Freitas Escola Superior de Educação Fí­sica, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil
  • Allison Gustavo Cavalcante Muller Escola Superior de Educação Fí­sica, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil
  • Airton José Rombaldi Escola Superior de Educação Fí­sica, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil
Palavras-chave: Conhecimento, Educação física e treinamento, Questionários, Estudo de validação

Resumo

O conhecimento dos profissionais de Educação Fí­sica (EF) que atuam nas academias na modalidade de treinamento resistido (TR) é de extrema importância, para que os objetivos dos indiví­duos praticantes sejam alcançados de modo eficiente e com riscos diminuí­dos para lesões advinda da prática. Todavia, há uma escassez de instrumentos validados para medir conhecimento em TR. Assim, o presente estudo objetivou validar um questionário sobre conhecimento de acadêmicos do curso de EF sobre TR. A amostra foi composta por 59 estudantes do curso de EF de uma universidade situada na cidade de Pelotas/RS. Os alunos tinham idade média igual a 24,3 ± 5,7 anos, sendo a maioria (59%) do sexo masculino. O instrumento utilizado foi criado pelos autores e era composto por 30 questões de múltipla escolha. O questionário era dividido em dois domí­nios (15 questões cada): anatomia-cinesiologia e princí­pios-métodos do TR. Os resultados mostraram que os escores obtidos na primeira e segunda coleta apresentaram reprodutibilidade moderada quando analisado o escore total (r= 0,80; Lin= 0,66; p<0,001) e no domí­nio de princí­pios e métodos (r= 0,68; Lin=0,59; p<0,001), indicando uma estabilidade estatisticamente significativa entre as duas medidas. No entanto, ao analisar os resultados do domí­nio anatomia e cinesiologia, o valor de concordância, apesar de significativo (p<0,001), é considerado fraco (Lin=0,32). Concluiu-se que o instrumento de medida de conhecimento apresentou ní­veis moderados de reprodutibilidade.

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Publicado
2018-07-24
Como Citar
Feter, N., Freitas, M. P., Muller, A. G. C., & Rombaldi, A. J. (2018). Validação de questionário sobre conhecimento em treinamento resistido. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(74), 316-324. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1403
Seção
Artigos Científicos - Original