Validação de questionário sobre conhecimento em treinamento resistido
Resumo
O conhecimento dos profissionais de Educação Física (EF) que atuam nas academias na modalidade de treinamento resistido (TR) é de extrema importância, para que os objetivos dos indivíduos praticantes sejam alcançados de modo eficiente e com riscos diminuídos para lesões advinda da prática. Todavia, há uma escassez de instrumentos validados para medir conhecimento em TR. Assim, o presente estudo objetivou validar um questionário sobre conhecimento de acadêmicos do curso de EF sobre TR. A amostra foi composta por 59 estudantes do curso de EF de uma universidade situada na cidade de Pelotas/RS. Os alunos tinham idade média igual a 24,3 ± 5,7 anos, sendo a maioria (59%) do sexo masculino. O instrumento utilizado foi criado pelos autores e era composto por 30 questões de múltipla escolha. O questionário era dividido em dois domínios (15 questões cada): anatomia-cinesiologia e princípios-métodos do TR. Os resultados mostraram que os escores obtidos na primeira e segunda coleta apresentaram reprodutibilidade moderada quando analisado o escore total (r= 0,80; Lin= 0,66; p<0,001) e no domínio de princípios e métodos (r= 0,68; Lin=0,59; p<0,001), indicando uma estabilidade estatisticamente significativa entre as duas medidas. No entanto, ao analisar os resultados do domínio anatomia e cinesiologia, o valor de concordância, apesar de significativo (p<0,001), é considerado fraco (Lin=0,32). Concluiu-se que o instrumento de medida de conhecimento apresentou níveis moderados de reprodutibilidade.
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