Fatores motivacionais para a prática de atividades de academia: um estudo com pessoas na vida adulta intermediária e terceira idade
Resumo
Este estudo quantitativo, de cunho descritivo-exploratório, teve por objetivo geral verificar os fatores motivacionais que influenciam pessoas na vida adulta intermediária e terceira idade a frequentarem academias na cidade de Porto Alegre. O estudo contou com 86 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 40 e 80 anos, que frequentam academias em Porto Alegre. Para aquisição dos dados relacionados aos motivos da prática, foi utilizado um questionário proposto por Meneguzzi e Voser (2012) no qual objetiva verificar o grau de importância que é dado pelos alunos na prática da academia para as seguintes variáveis: Condicionamento físico/Melhora da performance; Estética; saúde, reabilitação física, prevenção de doenças e qualidade de vida; Integração social; Redução de ansiedade, stress (questões psicológicas) e outros, onde o aluno poderá citar alguma nova variável. O grau de importância esta apresentado em Escala Likert 5 pontos, 1 NI = Nada Importante, 2 PI = Pouco Importante, 3 I = Importante, 4 MI = Muito Importante e 5 EI = Extremamente Importante. Para a análise, os dados foram tabelados e os valores e percentuais foram analisados utilizando-se estatística descritiva com a apresentação das médias gerais e de cada sexo. Os resultados demonstraram que o fator saúde obteve a maior média em ambos os sexos; apenas no fator integração social ocorreu uma diferença grande entre as médias de ambos os sexos, com as mulheres apresentando uma média bem superior à dos homens.
Referências
-Allendorf, D. B.; Voser, R. C. Aspectos motivacionais que levam pessoas de idade adulta entre 20 e 25 anos à academia. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 17. Num. 170. 2012.
-Balbinotti, M. A. A.; Capazzoli, C, J. Motivação a prática regular de atividade física: um estudo de exploratório com praticantes em academia de ginástica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 22. Num. 1. p. 63-80. 2008.
-Delai, A. M. S.; Santos, M. G. Fatores motivacionais que levam indivíduos à prática de musculação em Curitiba, PR. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 15. Num. 166. 2012.
-Gaya, A. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.
-Leme, I. H. O. Motivação: Praticantes de Exercício Físico em Academias de Ginástica de Campinas. Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2013.
-Lima, R. S. Análise de Fatores Motivacionais em Iniciantes à Prática de Musculação em Academia. Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2012.
-Malinski, M. P.; Voser, R. C. Motivação para a prática de atividade física em academias de Porto Alegre: um estudo descritivo e exploratório. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. ano 17. Num. 175. 2012.
-Meneguzzi, R.G.; Voser, R.C. Fatores Motivacionais Determinantes que Levam Jovens Adolescentes na Busca por Academias. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 16. Num. 162. 2011.
-Novaes, J. S. Ginástica em academia no Rio de Janeiro: uma pesquisa histórico-descritiva. Rio de Janeiro. Sprint. 1999.
-Papalia, D. E; Ollds, S. W. Desenvolvimento Humano. 7ª edição. Porto Alegre: Artmed. 2000.
-Rocha, C. R. T.; Peito, S. S.; Zazá, D. C. Motivos para a prática de atividade física em academias exclusivamente femininas. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 16. Num. 156. 2011.
-Rodrigues, A. N. Motivação à Prática de Atividades Físicas em uma Academia de Ginástica de Porto Velho. TCC. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, 2012. Disponível em: <http://www.def.unir.br/downloads/1683_motivacao_a_pratica_de_atividades_fisicas_em_uma _academia_de_ginastica_de_porto_velho.pdf> Acesso em 27/04/2017.
-Saba, F. Aderência: A prática do exercício em academias. São Paulo. Manole. 2011.
-Santos, S. C.; Knijnik, J. D. Motivos de adesão à prática de atividade física na vida adulta intermediária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 5. Num. 1. p. 23-34. 2006.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).