Comparação da aptidão fí­sica de dois grupos de escolares de uma escola pública da cidade de Magé-RJ após 12 semanas de treinamento

  • Rubem Machado Filho Docente do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Fí­sica-UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.
Palavras-chave: Escolares, Aptidão física, Crescimento

Resumo

Introdução: a aptidão fí­sica possui elementos relacionados à saúde e ao desempenho motor. A identificação de efeitos especí­ficos da prática de esportes nas escolas é importante para assegurar uma apropriada prescrição para crianças e adolescentes. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo analisar e comparar a antropometria e as capacidades neuromusculares de dois grupos de escolares de uma escola pública situada na cidade de Magé-RJ. Materiais e Métodos: a amostra foi constituí­da de 36 escolares. Para os resultados dos testes de aptidão fí­sica utilizou-se o teste de Wilcoxon para análise intragrupo e o teste de Mann Whitney para análise intergrupos. Adotou-se um ní­vel de significância de 5%. Os dados foram processados no SPSS 13.0. Resultados: apenas a variável força de membros inferiores não apresentou diferença estatisticamente significante na comparação intragrupos nos dois grupos estudados, entretanto o grupo que fez apenas aula convencional de Educação Fí­sica apresentou diferença estatisticamente significante. Conclusão: pode-se concluir que os resultados apresentados pelas crianças, de modo geral, foram satisfatórios para manutenção da saúde.

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Publicado
2021-10-10
Como Citar
Machado Filho, R. (2021). Comparação da aptidão fí­sica de dois grupos de escolares de uma escola pública da cidade de Magé-RJ após 12 semanas de treinamento. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(92), 688-692. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2172
Seção
Artigos Científicos - Original