O perfil social e de trabalho de profissionais que atuam com ginástica de academia e os seus conhecimentos sobre a prescrição dos exercí­cios para diferentes tipos de alunos

  • Daniela Pinto Toniolo Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia e Prescrição do Exercí­cio. Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz
  • Isadora Breitenbach Nassif Azen Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia e Prescrição do Exercí­cio. Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Luterana do Brasil
  • Juliana Michaelsen Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia e Prescrição do Exercí­cio. Graduado em Educação Fí­sica pelo Centro Universitário Feevale
Palavras-chave: Ginástica de academia, Conhecimento, Prescrição, Perfil, Professores

Resumo

Observa-se nos dias de hoje, que as aulas de ginástica de academia vêm modificando o modelo de negócio das academias de ginástica. Este estudo teve como objetivo traçar o perfil social e de trabalho de profissionais que atuam com ginástica de academia e qualificar os seus conhecimentos sobre a prescrição dos exercícios para diferentes tipos de alunos. Trata-se de uma pesquisa descritiva. A amostra contou com 94 participantes, sendo eles professores de ginástica de academia, para análise do questionário, onde estes alguns levaram para casa e entregaram uma semana depois e outros responderam e entregaram logo após receberam o questionário. A análise dos dados foi de estatística descritiva. Foram feitas questões onde se traçou o perfil social dos professores de ginástica de academia, sendo que 50% estão com a graduação concluída e 50% em andamento e 22% estão com a pós-graduação concluída e 3% estão em andamento, em quais as instituições privadas formaram cursadas por 82% dos participantes. O estudo também qualificou o conhecimento dos mesmos sobre a prescrição dos exercícios para diferentes tipos de alunos, em uma única aula de ginástica. A dificuldade de planejar e individualizar o treinamento nas aulas de ginástica é como vimos nesta pesquisa, muito comum entre os professores dessa modalidade, apesar de todos os participantes terem um conhecimento empírico sobre esse assunto.

Referências

- ACSM. American College Of Sports Medicine. Diretrizes do ACSM Para os Testes de Esforço e sua Prescrição. Tradução Giuseppe Taranto. 6.ed. Guanabara Koogan, 2003.

- Antunes, A.C. Perfil profissional de instrutores de academias de ginástica e musculação. Revista Digital. Buenos Aires. Ano. 9. Num. 60. Maio de 2003.

- Balady, G.J.; e colaboradores. Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. Tradução de Giuseppe Taranto. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 239 p.

- Bernardi, A.P. A formação continuada na trajetória profissional de professores de educação física dissertação de mestrado. Santa Maria, RS, Brasil. 2008.

- Betti, I.C.R.; Mizukami, M.G.N. História de Vida: Trajetória de uma Professora de Educação Física. Motriz. Vol. 3. Num. 2. Dezembro/1997.

- Bracht, V. Educação Física e Aprendizagem Social. 3ª ed., POA, Magister, 2005.

- Ferreira, M.S.; Najar, A.L. Programas e campanhas de promoção da atividade física. Ciênc. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. Vol.10. 2005. p. 207-219.

- Foss, M.L.; Keteyian, S.J. Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

- Geraldes, A.A.R. Ginástica Localizada. 1ª ed. Rio de Janeiro, Sprint, 1993.

- Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis: (s.n.), 2008.

- McArdle, W.D.; Katch, F.; Katch, W. Fisiologia do Exercício Energia Nutrição e Desempenho Humano. 5ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003.

- Marcellino, N.C. Academias de ginástica como opção de lazer. R. Bras. Ci. e Mov. Brasília. Vol. 11. Num. 2. Junho 2003. p. 49-54.

- Mattos, M.G. Educação Física Infantil. Construindo o movimento na escola. 5ªed. S.P: Phorte, 2005. 14- Oliveira, A.L.; Silva, M.P.. O profissional de educação física e a responsabilidade legal que o cerca: fundamentos para uma discussão. In: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UNICENP, 2005.

- Organização Pan-Americana Da Saúde / Organização Mundial Da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília, 2003. Disponível em: . Acessado em: junho de 2009.

- Pitanga, F.J.G. Epidemiologia da Educação Física, Exercício Físico e Saúde. São Paulo: Phorte, 2004.

- Pollock, M.L. Exercícios físicos na saúde e na doença. Rio de Janeiro: Medsi, 1986.

- Sacardo, M.S.; Hayashi, M.C.P.I. Dissertações e teses em educação física na interface com a educação especial que geraram artigos, livros e capítulos de livros, 2008. Disponível em:< http://www.cbce.org. br/cd/ resumos/121.pdf>.

- Sautchuk, C.E. A medida da gordura. O interno e o íntimo na academia de ginástica. Mana. Vol. 13. Num. 1. 2007. p. 181-205.

- Tojal, J.B. Ética profissional na Educação Física. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

- Vygostsky, L.S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

- Wilmore, J.H.; Costill, D.L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 2. ed. São Paulo: Manole, 2001.

Publicado
2011-12-31
Como Citar
Toniolo, D. P., Azen, I. B. N., & Michaelsen, J. (2011). O perfil social e de trabalho de profissionais que atuam com ginástica de academia e os seus conhecimentos sobre a prescrição dos exercí­cios para diferentes tipos de alunos. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 4(20). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/235
Seção
Artigos Científicos - Original