Qualidade de sono, fadiga e atividade física entre estudantes de medicina de uma universidade pública do Brasil
Resumo
A qualidade do sono é crucial para cognição, aprendizado e equilíbrio emocional. Priorizar essa questão é essencial para fomentar um ambiente acadêmico saudável e facilitar o desenvolvimento integral dos alunos, otimizando seu desempenho e bem-estar. Este estudo objetivou identificar a qualidade de sono, fadiga e atividade física entre estudantes de medicina, de uma Universidade Estadual localizada em Passos-MG. A amostra incluiu 174 estudantes matriculados no curso de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais. Os participantes responderam a um questionário de 84 perguntas sobre características pessoais, índice de massa corporal (IMC), nível de atividade física, fadiga muscular e qualidade de sono. O questionário foi enviado por e-mail, usando o "Google Forms". Participaram do estudo um total de 179 participantes, sendo a maioria mulheres (n=101; 56.4%), de raça/cor branca (n =108; 60,3%) com idade entre 18 e 19 anos (n= 57; 31,8%). Os resultados revelaram que muitos participantes tinham IMC (25,88 ± 5,24) indicando sobrepeso, especialmente o IMC (26,50 ± 6,24) entre as mulheres. Estudantes fisicamente ativos mostraram menor fadiga muscular em comparação com fisicamente inativos (p<0,05). Em relação à qualidade do sono, houve diferenças significativas entre os dois grupos em termos de horas de sono, latência do despertar e eficiência do sono. Isso indica uma associação negativa entre inatividade física e qualidade de sono.
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