Atividade física habitual de estudantes de graduação da área da saúde de uma instituição de ensino superior do sertão da Paraíba
Resumo
Considerando que a atividade física é um componente importante na vida diária das pessoas, pois proporciona benefícios psíquicos, físicos, motores e cognitivos à saúde, independentemente da idade e gênero. Objetiva-se verificar o nível de atividade física habitual dos estudantes de graduação da área da saúde de uma instituição de ensino superior do Sertão da Paraíba. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de abordagem quantitativa. Participaram do estudo 103 discentes dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Medicina e Fisioterapia e teve como amostra 103 alunos, com idade entre 18 e 40 anos. Como instrumento utilizou-se um questionário sociodemográfico, também o Questionário de Atividade Física Habitual. Os dados coletados foram analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Obteve-se como resultado que, 47,6% estão cursando Educação Física; 14,6% Medicina; 11,7% Fisioterapia; 15,5% Psicologia e 10,7% Nutrição. Percebe-se que o curso mais ativo é o de Educação Física com Atividade Física Habitual Total de 6,95, seguido de Medicina (5,44), Psicologia (5,36), Nutrição (5,27), e o curso menos ativo foi o de Fisioterapia com média de 4,7. De forma geral, os discentes da área de saúde tiveram média de nível de AFH de 5,54. Os resultados permitem concluir que os discentes estão em um nível ativo de AFH e que os alunos do curso de Educação Física estão mais ativos e os do curso de Fisioterapia menos.
Referências
-Baecke, J.A.; Burema, J.; Frijters, J.E. A short questionnaire for the measurement of habitual physical activity in epidemiological studies. Am J Clin Nutr. Vol. 36. 1982. p. 936-42.
-Costa, P.H.V.; Silva, F.S.; Machado, C.J. Nível de atividade física e qualidade de vida dos estudantes de fisioterapia de uma instituição privada de ensino superior. Revista interdisciplinar ciências médicas. Vol.1. Num. 2. 2018. p 46-53.
-Fernandes, J.D. Estudo comparativo dos níveis de atividade física, comportamento sedentário e hábitos alimentares de estudantes do ensino superior. Dissertação de Mestrado. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Faculdade de Educação Física e Desporto. Lisboa. 2016.
-Jesus, C.F.; Oliveira, R.A.R.; Badaro, A.C.; Ferreira, E.F. Nível de atividade física de estudantes da área da saúde de uma instituição superior particular de Ubá-MG. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 11. Num. 68. 2017. p. 565-573.
-Melo, A.B.; Carvalho, E.M.; Sá, F.G.S.; Cordeiro, J.P.; Leopoldo, A.S.; Lima, A.P.L. Nível de atividade física dos estudantes de graduação em educação física da universidade federal do espírito santo. J. Phys. Educ. [online]. Vol. 27. 2016.
-Oliveira, C. S.; Gordiab, A. P.; Quadros, T. M. B.; Campos, W. Atividade física de universitários brasileiros: uma revisão da literatura. Revista de atenção à saúde. Vol.12. Num.42. 2014. p.71-77.
-Primo, S.H.; Molaria, M.; Luna, A.A.; Bispo, N.N.C. Ossada, V.A.Y.; Costa, V.S.P. Avaliação dos níveis de Atividade Física em estudantes universitários do Ensino a Distância. J Health Sci. Vol. 19. Num. 2. 2017. p. 143-8.
-Sampieri, R.H.; Collado, C.F.; Lucio, M.D.P.B. Metodologia de Pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre. Penso. 2013.
-Soares, F.C.; Soares, T.R.N.; Silva, L.F.L.; Silva, M.L.F.L.; Freitas, R.B.; Valadares, F.D.; Ribeiro Neto, J.A.; Camargos, G.L. Nível de atividade física habitual em graduandos dos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior da cidade de UBA-MG. Revista Científica Fagoc Saúde. Vol.3. 2018.
-Souza, I.; Bonfante, I.; Junior, F.; Wendell, L. Níveis de atividade física e estágios de mudanças de comportamento de universitários da área de saúde. Rev. bras. ativ. fís. saúde. Vol. 20. Num. 6. 2015. p. 608-617.
-Vargas, L.M.; Cantorani, J.R.H.; Maurício, L.K.; Annunciato, S.K.L. Nível de atividade física de estudantes universitários com e sem distúrbio da imagem corporal. Pensar a Prática. Goiânia. Vol. 19. Num. 1. 2016.
Copyright (c) 2025 Alana Simões Bezerra, Rafael Vieira de Sousa, Nalfranio de Queiroz Satiro Filho, Semio Wendel Martines Melo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).