Capacidade fí­sica e qualidade de vida dos coletores de lixo no municí­pio de Linhares-ES

  • Giovani dos Santos Giovanelli Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio
Palavras-chave: Condicionamento físico, Coletores de lixo, Qualidade de vida

Resumo

O mínimo de condicionamento físico é de suma importância para a realização das atividades diárias, estando também relacionado ao desempenho profissional, sobretudo para os coletores de lixo, dessa forma, passar haver a necessidade de verificar o nível de condicionamento físico dos mesmos. Diante disso, esse estudo tem por objetivo identificar o nível de condicionamento físico de uma amostragem de coletores de lixo que atuam no município de Linhares-ES, por intermédio de uma bateria de testes das aptidões físicas predominantes ás suas necessidades diárias, enfatizando a qualidade de vida em sua rotina de trabalho, envolvendo, para isso, uma amostragem de 30% do número total de coletores que possuem uma rotina de trabalho regular. Após a analise dos dados, identificam-se a importância das aptidões físicas em níveis adequados e ideais para o desempenho dos coletores de lixo, bem como,a necessidade de um Programa de Qualidade de Vida com uma equipe multidisciplinar, que realizaria ações que enfatizasse o bem estar e saúde do trabalhador, auxiliando, assim, na otimização das ações executadas pelos coletores em sua rotina profissional.

Referências

-Barbanti, Valdir, J. Dicionário de Educação Física e esportes. 2. ed. Barueri, Manole, 2003.

-Bompa, Tudor O. Treinando atletas de desporto coletivo. Tradução de Juliana de Medeiros Ribeiro, Juliana Pinheiro de Souza e Silva. São Paulo: Phorte, 2005.

-Costa, Roberto Fernandes da. Composição corporal: teoria e prática da avaliação. Barueri: Manole, 2001

-Dantas, Estélio H. M. A prática da preparação física. 5. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

-Elbas, Murilo; Simão, Roberto. Em busca do corpo: exercícios, alimentação e lesões. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2004

-Favali, Otávio Augusto: Awibal Cattavi: Terminologia da Educação Física e desportos. 1. ed. Brasília. Dep. de Documentação e Divulgação, 1978.

-FernandesFilho, Jose. A prática da avaliação física: testes, medidas e avaliação física em escolares, atletas e academias de ginástica. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003

-Foss, Merle L: Keteyian, Steven J. Fox bases fisiológicas do exercício e do esporte. Tradução de Giuseppe Taranto. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogen, 2000.

-Guedes, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Pinto. Manual prático para avaliação em educação física. Barueri, SP: Manole, 2006.

-Ghorayeb, Nabil; Barros Neto, Turíbio Leite de. O exercício: preparação fisiológica, avaliação medica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo: Atheneu, 1999.

-Gomes, Antonio Carlos. Treinamento desportivo: estruturação e periodização. Porto Alegre: Artmed®, 2002.

-Marins, João Carlos Bouzas; Giannichi, Ronaldo Sergio. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 3. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

-Mcardle, William D; Katch, Frank I; Katch, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Tradução de Giuseppe Taranto. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

-Novaes, Jefferson da Silva; Vianna, Jéferson Macedo. Personal training e condicionamento físico em academia. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

-Powers,Scott K; Howley, Edward T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. Tradução de Marcos Ikeda. 3. ed. Barueri: Manole, 2000.

-Rocha, Paulo Eduardo Carnaval Pereira da. Medidas e avaliação em ciências do esporte. 5. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

-Roeder, M. A. Atividade física, saúde mental e qualidade de vida: atividade sensório-motora na prevenção, tratamento e reabilitação das pessoas com transtornos mentais e do comportamento (incluindo os transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas): teoria e prática –Rio de Janeiro-RJ: Shape, 2003.

-Tritscher, Kathleen. Medida e avaliação física e esportes: de Barrow e McGee. Tradução de Marcia Greguol. 5. ed. Barueri: Manole, 2003

-Tubino, Manoel Jose Gomes; Moreira, Sergio Bastos. Metodologia cientifica do treinamento desportivo. 13. ed. rev. E ampl Rio de Janeiro: Shape, 2003.

-Weineck, Jurgen. Biologia do esporte. Tradução de Anita Viviani. São Paulo: Manole, 2000.

Publicado
2012-02-26
Como Citar
Giovanelli, G. dos S. (2012). Capacidade fí­sica e qualidade de vida dos coletores de lixo no municí­pio de Linhares-ES. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(28). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/355
Seção
Artigos Científicos - Original