Avaliação do VO2max de funcionários públicos participantes da modalidade de condicionamento fí­sico do projeto bem estar e saúde na educação de Primavera do Leste-MT

  • Laura Delmon Universidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
  • Roberto Feijó Universidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
  • Leonardo Cavalcanti Universidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
  • Lilí­an Pereira Universidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Palavras-chave: VO2 máximo, Condicionamento físico

Resumo

A preocupação com a promoção da saúde pela via do exercício físico não é nenhuma uma novidade no Brasil e no mundo. O exercício físico regular representa um importante fator para reduzir índices de morbimortalidade cardiovascular e por todas as causas. Neste contexto a manutenção dos níveis adequados de aptidão física constitui um dos principais objetivos de qualquer programa de condicionamento físico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o VO2máx de participantes de uma atividade aeróbica. A amostra participante do teste foi do sexo feminino com idade média de 40,5 ± 9,4 anos. Como instrumento, utilizou-se o teste de Vai e Vem prosposto por Luc Léger, onde ao sinal de um bip sonoro uma aluna por vez realizavaidas e vindas em um percurso de 20 metros até a exaustão. Os resultados apontam que, para a amostra estudada, a média do VO2máx foi de 31,3 ± 3,0 e que o tempo gasto para a realização do teste foi em média de 3’28” ± 1’31”. Conclui-se que após a realização da avaliação o resultado obtido revelou que o consumo de oxigênio foi elevado e a exaustão ocorreu logo após o inicio do teste não havendo bom aproveitamento da condição física embora a realização dessas avaliações tem como principal objetivo obter parâmetros clínico que ajudarão a conhecer o estado de saúde do avaliado; orientar o trabalho individualizado; servir como feedback durante o processo de treinamento. Desta forma os programas de condicionamento físicos não devem ser elaborados apenas com o propósito imediato de intervir em alguns parâmetros fisiológicos importantes para a saúde orgânica e estética do corpo.

Referências

-Almeida, M.B.; Araújo, C. G.S. Efeitos do treinamento aeróbico sobre a frequência cardíaca. Artigo de revisão. Rev Bras Med Esporte. Vol. 9. Núm. 2. 2003.

-Costa, E. C. Validade da medida do consumo máximo de oxigênio predito pelo teste de cooper de 12 minutos em adultos jovens sedentários. Revista do desporto e da saúde. Montijo, Portugal. Vol. 4. Núm. 3, 2007.

-Duarte, M. F. S.; Duarte, C. R. Validade do teste aeróbico de corrida de vai-e-vem de 20 metros. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Vol. 9. Núm. 3. 2001.

-Pezzetta, O.M.; Lopes, A.S.; Pires-Neto, C. S. Indicadores de aptidão física relacionados à saúde em escolares do sexo masculino. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 5. Núm. 2. 2003.

-Santana, G. H. M. Diferença na aptidão física entre crianças e jovens participantes de escolas de esporte e não participantes de escola de esportes. TCC em Educação Física. Belo Horizonte, 2009.

-Santos, G. L.; Venâncio, S. E. Perfil do estilo de vida de acadêmicos concluintes em educação física do centro universitário do leste de minas gerais unileste-MG. Movimentum. Revista Digital de Educação Física. Vol. 1. 2006.

-Souza, C. G. Análise do VO2 máximo de funcionários do banco do Brasil da cidade de Caratinga-MG. TCC em Pós-Graduação em Atividades Motoras para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. 2008.

-Storni, A. T.; Formiga, P. O.; Sousa, M. S. C. Programa de condicionamento físico para Professores, alunos, e funcionários da UFPB e comunidades do município de João Pessoa. XI Encontro de iniciação à docência. Paraíba. 2009.

-Silva, A. E. L.; Oliveira, F. R. Consumo de oxigênio durante o exercício físico: Aspectos temporais e ajustes de curvas. Rev. Bras. Cine. Des. Hum. Vol. 6. Núm. 2. p. 73-82. 2004.

-Valim, P. C.; Volp, C. M. Nível de condicionamento físico entre indivíduos que praticam a ginástica aeróbica por satisfação e aqueles que a praticam por outros motivos. Revista Motriz. Vol. 4. Núm. 1. 1998.

Publicado
2016-05-09
Como Citar
Delmon, L., Feijó, R., Cavalcanti, L., & Pereira, L. (2016). Avaliação do VO2max de funcionários públicos participantes da modalidade de condicionamento fí­sico do projeto bem estar e saúde na educação de Primavera do Leste-MT. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(57), 5-9. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/503
Seção
Artigos Científicos - Original