Percepção subjetiva de esforço em diferentes formas de execução do exercí­cio de agachamento

  • Cauê Vazquez La Scala Teixeira Chefe da Seção de Avaliação da Prefeitura de Santos - Santos, SP, Brasil. Docente do programa de pós-graduação da Universidade Gama Filho. Mestrando em Ciências da Saúde - UNIFESP
Palavras-chave: Treinamento funcional, Treinamento resistido, Força

Resumo

O objetivo foi comparar a percepção subjetiva de esforço (PSE) relacionada à força, equilíbrio, coordenação e esforço geral após a execução de duas formas distintas do exercício de agachamento: agachamento paralelo tradicional com barra (TRAD) e agachamento paralelo com transferência lateral de peso com carga de 50% da utilizada no TRAD (FUNC). Participaram do estudo sete voluntários (três mulheres, quatro homens, 31,7+5,7 anos) experientes em treinamento resistido e funcional. Os mesmos foram submetidos à execução dos exercícios TRAD e FUNC, com intervalo de cinco minutos entre os dois, e orientados a preencher a PSE logo após a execução de cada. A execução do exercício FUNC apresentou maior PSE para as variáveis Equilíbrio (4,0+1,9 vs2,7+0,8), Força (4,9+2,1 vs4,1+2,1) e Esforço geral (5,0+2,0 vs4,1+2,0), com diferença significativa (P<0,05). Para a variável Coordenação, a PSE não diferiu estatisticamente entre as duas condições, no entanto, o valor absoluto da média da PSE na condição FUNC foi 53,9% maior que na TRAD (4,0+1,9 vs2,6+0,5). Conclui-se que o agachamento FUNC –mesmo utilizando carga de 50% do TRAD –foi percebido como mais intenso, sendo uma opção interessante quando se deseja estimular força, equilíbrio, coordenação e intensificação do treinamento, porém, com o uso de cargas externas menores, minimizando as sobrecargas sobre estruturas não contráteis.

Referências

-Borg, G. Borg's perceived exertion and pain scales. Champaign. Human Kinetics. 1998.

-Clark, M.A. Integrated core stabilization training. Thousand Oaks. National Academy of Sports Medicine, 2001.

-Marchetti, P.; Calheiros, R.; Charro, M. Biomecânica aplicada: uma abordagem para o treinamento de força. São Paulo. Phorte. 2007.

-Monteiro, A.G.; Evangelista, A.L. Treinamento funcional: uma abordagem prática. São Paulo. Phorte. 2010.

-Nakamura, F.Y.; Moreira, A.; Aoki, M.S. Monitoramento da carga de treinamento: a percepção subjetiva do esforço da sessão é um método confiável?. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 21. Num. 1. p. 1-11. 2010.

-O’Sullivan, S.B.; Schmitz, T.J. Fisioterapia: Avaliação e tratamento, 4ª edição. Manole. 2004.

-Oliveira, R.F.; Matsudo, S.M.M.; Andrade, D.R.; Matsudo, V.K.R. Efeitos do treinamento de Tai Chi Chuan na aptidão física de mulheres adultas e sedentárias. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 9. Num. 3. p. 15 -22. 2001.

-Silva, K.R.A.; Freitas, D.K.S.; Santos, E.A.; Martins, M.O. Análise da Complexidade e Intensidade Percebida em Exercícios de Programa de Treinamento Funcional para Idosos. Revista Piauiense de Saúde. Teresina. Vol. 1. Num. 2. p. 4-11. 2012.

-Thompson, W.R. Worldwide survey of fitness trends for 2013. ACSMs Health and Fitness Journal. Vol. 16. Num. 6. p.8-17. 2012.10-Weineck, J. Treinamento ideal. 9ªedição. Manole. 2003.

Publicado
2014-07-26
Como Citar
Teixeira, C. V. L. S. (2014). Percepção subjetiva de esforço em diferentes formas de execução do exercí­cio de agachamento. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 8(45). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/631
Seção
Artigos Científicos - Original