Perfil do estilo de vida dos idosos da Universidade Aberta da Maior Idade - UAMI da cidade de Caçador-SC

  • Leticia Mineiro de Campos Universidade Alto Vale Rio do Peixe
  • Elaine Caroline Boscatto Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Lindomar Mineiro Universidade do Contestado - UnC. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Universidade Federal do Paraná- UFPR. Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranávaí
Palavras-chave: Idoso, Estilo de vida, Qualidade de vida, Atividade física

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar o perfil do estilo de vida de 31 idosos 69 ± 5,37 anos, frequentadores da Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI), junto a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador-SC. Materiais e Métodos: O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário: Perfil do Estilo de Vida Individual, adaptado de Nahas e colaboradores, (2000), que inclui cinco aspectos fundamentais do estilo de vida: Nutrição, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Relacionamento Social e Controle do Stress. Todos os idosos foram informados dos propósitos da pesquisa e após aleitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foram entrevistados individualmente.Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva média e desvio padrão (med ± DP), frequência absoluta e relativa, utilizando o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 15.0. Resultados: A maioria dos participantes declarou que, quase sempre ou sempre apresenta bons comportamentos no seu dia a dia nos componenteNutrição, Atividade Física e Controle do Etressee que sempre possui Comportamento Preventivo e que sempre tem Relacionamento Social. Conclusão: Foi possível concluir que os idosos participantes da UAMI, Caçador-SC apresentam um Perfil de Estilo de Vida positivo se enquadrando dentro dos critérios sugeridos pela literatura para uma vida saudável.

Biografia do Autor

Elaine Caroline Boscatto, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Educação Fí­sica

Lindomar Mineiro, Universidade do Contestado - UnC. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Universidade Federal do Paraná- UFPR. Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranávaí

Departamento de Educação Fí­sica, Saúde e Qualidade de vida.

Referências

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Núm. 19. 2006.

-Cavalcante, T. M. O controle do tabagismo no Brasil: avanços e desafios.Rev psiquiatr clín. Vol. 32. Núm. 5. p. 283-300. 2005.

-Coldberg, S. Atividade Física e Diabetes. São Paulo: Manole, 2003.

-Esteves, J. V. D. C.; e colaboradores. Estilo de Vida de Praticantes de Atividades Físicas em Academias da Terceira idade de Maringá-PR. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Vol. 8. Núm. 1. p.119-129. 2010.

-IBGE. Projeção da população do Brasil por sexo e idade –1980 –2050: revisão 2008. Rio de Janeiro. 2008. 93 p.

-IBGE. Síntese de indicadores sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2012. Rio de Janeiro. 2012. 293 p.

-Inácio, M. P. Conquista da qualidade de vida num centro de convivência diurno para idosos. 2011. TCC de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma. 2011.

-Martins, R. M. Configurando o perfil de bem-estar e qualidade de vida de idosos -Um estudo no projeto autonomia do idoso (PAI)-UNIVALI. TCC de Graduação em Enfermagem. UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu. 2009.

-Martins, P. S. C.; e colaboradores. Consumo Alimentar, Pressão Arterial e Controle Metabólico em Idosos Diabéticos Hipertensos. Revista Brasileira de Cardiologia. Núm. 23. p. 162-170. 2010.

-Marques, L. Ensino da dança hoje: textos e contextos. Cortez. 1999.

-Mazo, L.M. A.; Benedetti, T. B. Atividade Física e o Idoso: Concepção Gerontológica. Porto Alegre. Sulina. 2001.

-Nahas, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Midiograf. 2005.

-Nahas, M. V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3ª edição. Midiograf. 2003.

-Nahas, M. V.; e colaboradores. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 5. Núm. 2. 2000.

-Paschoal, S. M. P. Qualidade de Vida do Idoso: construção de um instrumento de avaliação através do método do impacto clínico. Tese de Doutorado em Ciências. Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2004.

-Paschoal, S. M. P.. Qualidade de vida na velhice. Disponível em: <http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/acervo/pforum/eqvspp4.htm>. Acesso em: 10/06/2013.

-Ruwer, S. L.; Rossi, A. G.; Simon, L F. Equilíbrio no idoso. Revista Brasileira De Otorrinolaringologia. Vol. 71. Núm. 3. p. 298-303. 2005.

-Seidl, E. M. F.; Zannon, C. M. L. C. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Caderno de Saúde Pública. Núm. 20. p. 580-588. 2004.

-Silva, L. W. S.; e colaboradores. Perfil do estilo de vida e autoestima da pessoa idosa -perspectivas de um Programa de Treinamento Físico, Revista Temática Kairós Gerontologia. Núm. 14. p.145-166. 2011.

-Silva, E. L.; Menezes, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª edição. Florianópolis. UFSC. 2005.

-Thomas, J.R.; Nelson, J.K. Research Methods in physical Activity. Champaing: Human Kinetcs.1996

Publicado
2016-01-04
Como Citar
de Campos, L. M., Boscatto, E. C., & Mineiro, L. (2016). Perfil do estilo de vida dos idosos da Universidade Aberta da Maior Idade - UAMI da cidade de Caçador-SC. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 9(53), 315-320. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/826
Seção
Artigos Científicos - Original