Treinamento com Kettlebell durante 5 semanas melhora a qualidade do movimento, a capacidade cardiorespiratória e a força muscular máxima dos membros superiores de homens

Bruno Castro, Ricardo Augusto Leoni de Sousa, Alexandre Reis Pires Ferreira, Rógemo Gentil Santos da Silva, Francine Menezes de Jesus Silva, Francisco Navarro, Marzo Da Silva Grigoleto

Resumo


Introdução: O treinamento com Kettlebell é uma forma de exercício físico que pode proporcionar benefícios na qualidade do movimento, na capacidade cardiorespiratória e na força muscular máxima. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito do treinamento com Kettlebell sobre a qualidade do movimento, a resistência cardiorespiratória e a força muscular máxima. Metodologia Foram selecionados 24 voluntários do sexo masculino para realização de treinamento com Kettlebell durante 5 semanas. Voluntários que responderam sim (3) ao questionário de aptidão para a prática da atividade física (PAR-Q) foram excluídos do estudo. O número final da amostra foi de 21 participantes que foram divididos em 2 grupos para realização do protocolo de treinamento com Kettlebell através do swing:  a) grupo unilateral (n= 12); b) grupo bilateral (n= 9). A qualidade do movimento foi avaliada através do Functional Movement Screen (FMS), a capacidade cardiorespiratória pelo YoYo Test e a força muscular máxima de membros superiores pelo supino e dos inferiores pelo leg press 45o. A análise estatística foi feita através do Graph Pad Prism 7.0 pelo teste t de Student não pareado adotando p< 0,05. Resultados: A média da pontuação final no FMS foi acima dos 14 pontos para ambos grupos. Foi constatada melhora significativa na capacidade cardiorespiratória para o grupo unilateral (p = 0,02) e bilateral (p = 0,0047) quando comparado o pré e pós intra grupos. Na força muscular máxima de membros superiores e inferiores foi constada diferença significativa apenas nos superiores para o grupo bilateral (p = 0,0022). Não houve diferenças entre os grupos quando analisado apenas o pré ou o pós protocolo para os itens avaliados. Conclusão: A prática do swing com Kettlebell independentemente se executado de forma unilateral ou bilateral durante 5 semanas tem um impacto positivo na qualidade do movimento e na capacidade cardiorespiratória, contudo apenas o swing bilateral é capaz de proporcionar melhoras significativas na força muscular máxima dos membros superiores.


Palavras-chave


Kettlebells; Swing; Avaliação funcional do movimento; capacidade cardiorrespiratória; Força muscular máxima

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