Aspectos motivacionais envolvidos na prática regular de treinamento personalizado em academias de Fortaleza-CE

  • Aloisio Vieira Silva Filho Programa de pós-graduação em Personal Training, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-CE, Brasil.
  • Carlos Alberto da Silva Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.
  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Laboratório de Biomecânica, Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.

Resumo

O maior conhecimento acerca dos benefícios do exercício físico e a modernização do treinamento, pautada principalmente nos princípios da individualidade biológica e da especificidade contribuiu para a consolidação do profissional que atua como Personal Trainer. Com o aumento no número de praticantes de musculação, cresceu a importância do conhecimento e entendimento dos aspectos motivacionais envolvidos na prática da modalidade. Objetivou-se analisar os aspectos motivacionais envolvidos na prática do treinamento personalizado em academias de Fortaleza-CE. Foi um estudo exploratório, com uma abordagem quantitativa, e descritivo, que reuniu uma amostra composta por 27 sujeitos de ambos os gêneros, com idades entre 20 e 65 anos. Foram utilizados na coleta dos dados o inventário de motivação à prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54) e um questionário com 3 perguntas abertas. Os resultados mostraram que a dimensões que mais motivam os clientes de treinamento personalizado foram à saúde (37,5), o prazer (36,7) e a estética (34,6). Observou-se que a busca por melhores resultados foi o motivo principal (38,3%) que fez os participantes optarem pelo serviço.  O que mais motivou à permanência dos clientes no serviço do treinamento personalizado (44,9%) foi à obtenção de resultados. A competência profissional (25%) e a indicação (25%) foram os fatores decisivos na contratação do personal trainer. Conclui-se que a competência profissional vai além de capacidades e conhecimentos técnicos, sendo fundamental que o profissional da área procure desenvolver aspectos referentes à área humanística, relacionamento, motivação, gestão e administração, visando se tornar um profissional de destaque no meio em que atuam.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
Silva Filho, A. V., da Silva, C. A., & Rodrigues, A. L. de P. (2020). Aspectos motivacionais envolvidos na prática regular de treinamento personalizado em academias de Fortaleza-CE. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(86), 971-981. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1828
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##