Perfil do risco cardiovascular dos ingressantes na academia CAP através do teste indireto de Elestad

  • Andrá Luiz Freire Nassif Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado e Bacharel em Educação Fí­sica pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Mariele Pistori de Barros Nassif Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciada em Educação Fí­sica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio - IBPEFEX
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares, Atividade física, Exercício

Resumo

Introdução: A prática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas por diferentes associações de saúde no mundo, como o American College of Sports Medicine, os Centers for Disease Control and Prevention, a American Heart Association, o National Institutes of Health, o US Surgeon General, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outras. Objetivo: Verificar o nível de condicionamento físico de iniciantes de atividade física em academia, por meio da mensuração do VO2max obtido pelo teste ergométrico do protocolo de Ellestad. Material e Métodos: A amostra foi constituída por 40 voluntários, sendo 20 do gênerofeminino e 20 do gêneromasculino, na faixa etária de 20 a 48 anos, saudáveis, ingressantes na academia CAP, na cidade de Curitiba -PR. Resultados: Estudos epidemiológicos têm demonstrado relação direta entre inatividade física e a presença de múltiplos fatores de risco. Entretanto, tem sido demonstrado que a prática regular de exercício físico apresenta efeitos benéficos na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade. Conclusão: O condicionamento físico deve ser estimulado para todos, pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico.

Referências

-Bouts, D.M.D.; Portela, E.S.; Soares, E.A. A atividade física e a dieta no tratamento do indivíduo diabético insulino-dependente. Caderno de Nutrição da Sociedade Brasileira de Nutrição. Vol. 16. 1998. p. 15-29.

-Chor, D.; Fonseca, M.J.M.; Andrade, C.R.; Waismann, W.; Lotufo, P.A. Doenças cardiovasculares: panorama da mortalidade no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1999.

-De Angelis, R.C. Conceitos de nutrientes não tradicionais. Importância de alimentos vegetais na proteção da saúde. Belo Horizonte: Atheneu, 2001.

-Howley, E.T.; Franks, B.D. Manual do Instrutor de Condicionamento Físico para a Saúde. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

-Laurenti, R.; Buchalla, C.M.; Caratin, C.V.S. Doença isquêmica do coração: Internações, tempo de permanência e gastos. Brasil, Arquivo Brasileiro de Cardiologia. Vol. 74. Num. 6. 2000. p. 483-487.

-Leite, P.F. Fisiologia do Exercício. Ergometria e Condicionamento Físico, Cardiologia Desportiva. 4 ed. São Paulo: Robe Editorial, 2000. 300p.

-Marins, J.C.; Giannichi, R.S. Avaliação & Prescrição de Atividade Física. Rio de Janeiro: Shape, 1998.

-Molinari, B. Avaliação Médica e Física. Para Atletas e Praticantes de Atividades Físicas. São Paulo: Editora Roca Ltda, 2000.

-Pollock, M.L.; Wilmore, J.H. Exercícios na Saúde e na Doença. 2 ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1993. 718p.

-Santos, R.D.; Maranhão, R.C.; Luz, P.L.; Lima, J.C.; Filho, W.S.; Avezum, A.; e colaboradores. Diretrizes brasileiras sobre dislipidemias e diretrizes de prevenção da aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivo Brasileiro de Cardiologia. Vol. 77(Suppl 3). 2001. p. 1-191.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Nassif, A. L. F., Nassif, M. P. de B., & Navarro, A. C. (2012). Perfil do risco cardiovascular dos ingressantes na academia CAP através do teste indireto de Elestad. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 4(23). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/270
Seção
Artigos Científicos - Original