Efeito da suplementação de β-alanina em atletas, praticantes de atividade física e sedentários

Caroline Marques, Eliane de Abreu Soares, Gabriela Morgado de Oliveira Coelho

Resumo


O objetivo foi investigar, por revisão sistemática da literatura, os efeitos da suplementação de β-alanina, no desempenho de atletas, praticantes de atividade física e sedentários, em exercícios de alta intensidade. No levantamento bibliográfico, foram utilizados os bancos de dados PubMed, Scielo, Science Direct, Scopus e Cochrane. Foram selecionados 15 artigos originais, publicados em oito países, envolvendo 118 atletas do sexo masculino, de cinco modalidades esportivas, e 213 praticantes de atividades físicas e sedentários, de ambos os sexos, com faixa etária de 21 a 29,2 anos, e ainda 44 idosos de 64 a 72,8 anos, de ambos os sexos. Esses sujeitos receberam suplementação de 2 a 6,4 g diárias de β-alanina, durante quatro a doze semanas. Os artigos revisados mostraram que a suplementação de β-alanina exerceu efeito benéfico para atletas no retardo da fadiga muscular, aumento de potência e força muscular, durante exercícios de alta intensidade, enquanto que para os não-atletas o principal resultado encontrado foi o retardo da fadiga. Esses resultados foram atribuídos ao incremento de carnosina muscular, decorrente da administração de β-alanina, entretanto apenas três estudos avaliaram este conteúdo diretamente, confirmando esta hipótese. Não foram observados efeitos colaterais com a suplementação de β-alanina, nas doses administradas. Conclui-se que a suplementação de β-alanina pode ser eficaz na melhora da performance de atletas, aumento da capacidade física de praticantes de atividades físicas e sedentários, incluindo os idosos.

 

ABSTRACT

Β-alanine supplementation effect in athletes, physically active and sedentary

The aim of this article was to investigate, by systematic review, the effects of β-alanine supplementation on performance of athletes, physically active and sedentary individuals during high intensity exercises. For the bibliographic research the following databases were used: PubMed, Scielo, Science Direct, Scopus and Cochrane. We selected 15 original articles published in eight different countries during, including 118 male athletes from five different sports, and 257 physically active and sedentary individuals, of both sexes, aged between 21 and 29.2 years old, and further 44 elderly individuals aged between 64 to 72,8 years old, from both sexes. This sample received a daily dose of 2 to 6.4 g of β-alanine supplementation during 4 to 12 weeks. The revised articles showed that β-alanine supplementation demonstrated a beneficial effect for athletes in delaying muscle fatigue and increasing power and muscle strength during high-intensity exercise, while for non-athletes, the main result found was delay fatigue. These results were attributed to the increase of muscle carnosine, due to β-alanine administration. However just three studies evaluated this content directly, confirming this hypothesis. No side effects were observed with β-alanine supplementation, considering the administered doses. We can conclude that β-alanine supplementation may be effective in improving performance of athletes, increasing the physical capacity of physically active and sedentary individuals, including elderly people.

Palavras-chave


Beta-alanina; Exercício; Fadiga muscular; Carnosina; Nutrição esportiva

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