Relação entre os ní­veis de habilidade motora e a flexibilidade em escolares de 11 a 12 anos do estado do Rio de Janeiro: um estudo descritivo de corte transversal

  • Rodrigo Silva Perfeito Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart
  • Lúcio Marques Vieira Souza Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart
Palavras-chave: Habilidades Motoras, Flexibilidade, Padrões fundamentais do movimento

Resumo

A flexibilidade vem sendo descrita em alguns estudos como primordial para se alcançar o estágio maduro das habilidades motoras em crianças. Buscando entender melhor esta paridade, o objetivo traçado aqui é o de verificar a associação entre o desenvolvimento das habilidades motoras e o ní­vel de flexibilidade muscular em escolares de 11 a 12 anos de um colégio particular do Rio de Janeiro. Para tal, propomos a pesquisa descritiva de corte transversal, na qual foram avaliados 96 alunos por meio de ficha de observação, filmagem, teste sentar e alcançar e matriz analí­tica proposta por Gallahue e Ozmun. Os resultados encontrados demonstram que, em atividades que não exigem de modo especí­fico outras valências fí­sicas, a flexibilidade pode ser percebida como um facilitador para o desenvolvimento motor maduro de escolares.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Perfeito, Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart

Diretor do Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart

Lúcio Marques Vieira Souza, Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart

Mestrando em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

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Publicado
2017-01-28
Como Citar
Perfeito, R. S., & Souza, L. M. V. (2017). Relação entre os ní­veis de habilidade motora e a flexibilidade em escolares de 11 a 12 anos do estado do Rio de Janeiro: um estudo descritivo de corte transversal. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 11(64), 44-54. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1070
Seção
Artigos Científicos - Original