Comparação de uma sessão de treinamento aeróbico e uma sessão de treinamento resistido dos ní­veis de dor muscular tardia em jovens sedentários

  • Marcos Natanael Silva de Andrade Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Fisiologia do exercí­cio: Prescrição do exercí­cio
  • Marco Aurelio Reinoldes Miotto Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Fisiologia do exercí­cio: Prescrição do exercí­cio
Palavras-chave: Exercício resistido, Exercício aeróbico, Sedentarismo, Musculação, DMIT

Resumo

No inicio de um programa de treinamento é notório receber relatos de pessoas com dores musculares ocasionadas pelo treinamento realizado, assim esta pesquisa tevecomo objetivo avaliar e comparar uma sessão de treinamento aeróbio com uma sessão de treinamento resistido nos níveis de dor muscular de inicio tardio (DMIT) em jovens sedentários. Participaram do estudo 20 jovens, divididos em 2 grupos, exercícios aeróbios (EA) e exercícios resistidos (ER), a sessão aeróbia foi realizada numa pista plana de 800m com intensidade de 70% da freqüência cardíaca máxima e a sessão de exercício resistido numa sala de musculação com exercícios para membros inferiores com 3 series de 10-12 repetições a 70% 1RM. Em ambos os grupos foi observada a presença de dor muscular de inicio tardioem níveis moderados, porém não houve diferença significativa entre os grupos com p>0,05. O resultado do presente estudo sugere que exercícios resistidos a 70% de 1RM e exercícios aeróbicos em pista plana a 70%, não apresentam diferenças significativas nos valores de dor muscular de inicio tardioem jovens sedentários.

Referências

-Cardoso, C.G.J.; Forjaz, C.L.M. Comparação de Duas Formas de Predição da Freqüência Cardíaca Máxima em Função da Idade: 220 –idade e 208 –0,7 x idade. XXIV Simpósio Internacional de Ciência do Esporte: Atividade Física, Fitness e Esporte. 11 a 13 de outubro de 2001, p. 174.

-Ellwanger, R.B.; Brentano, M.A. Kruel, L.F.M. Efeito da utilização de diferentes velocidades do treino de força em marcadores indiretos de lesão muscular. Revista brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo. Vol. 21. Num. 4. 2007. p. 259-270.

-Foschini, D.; Prestes, J.; Charro, M.A. Relação entre exercício físico, dano muscular e dor de inicio tardio. Revista Brasileira Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 9. 2007. p. 101-106.

-Matsudo, S.; Araújo, T.; Matsudo, V.; Andrade, D.; Andrade, E. Oliveira, L.C.; Braggion, G. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Vol. 6. Num. 2. 2001. p. 5-12.

-Molina, R; Amorim, A.R. Efeito do dano muscular através e diferentes tipos de exercícios excêntrico sobre a economia de movimento. Revista de Ciências Biológicas e Saúde. Vol. II.2007. p. 89-99.

-Nascimento, C.R.V.; Arruda, S.F.M. Bacurau, R.F.P. Navarro, F. Dor muscular tardia: etiologia e tratamento. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 1. Num. 2. 2007. p. 90-99.

-Rodrigues, C.E.C. Musculação, métodos e sistemas. 3ª edição. Rio de Janeiro. Sprint, 2001.

-Tricoli, V. Mecanismos envolvidos na etiologia da dor muscular tardia. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 9. Num. 2. 2001. p. 39-44.

-Uchida, M. C. Efeito do exercício de força em diferentes intensidades com volume total similar sobre a dor muscular de inicio tardio, marcadores de lesão muscular e perfil endócrino. Tese de doutorado. São Paulo. Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. 2008.

Publicado
2012-01-02
Como Citar
Andrade, M. N. S. de, & Miotto, M. A. R. (2012). Comparação de uma sessão de treinamento aeróbico e uma sessão de treinamento resistido dos ní­veis de dor muscular tardia em jovens sedentários. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(26). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/312
Seção
Artigos Científicos - Original