Proposta de uma aula prática de testes de corrida sob a perspectiva da aprendizagem baseada em problemas

  • Joaquim Maria Ferreira Antunes Neto Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas - METROCAMP
Palavras-chave: Bioquímica, Educação, Fisiologia do exercício, Metabolismo

Resumo

Um grande desafio para os professores que ministram cursos na área de Fisiologia do Exercício é executar o módulo sobre a Bioenergética. Em pouco tempo, o profissional precisa abordar todas as dinâmicas que envolvem o metabolismo celular (restringir aqui apenas a fatores associados ao músculo esquelético). Há grandes dificuldades em aprofundar o tema, pois depende tanto da formação de professores eo currículo do instituto. O objetivo deste estudo foi apresentar uma estratégia baseada na indicação de problemas aos alunos, para que a resolução ocorrapelo processo de ensino pré-estabelecidos pelo professor.Como uma situação-problema, apresentar um estudo de estratégia de metabolismo utilizando-se duas formas de competir na pista: corridas de 400 metros intensa e teste de corrida de 12 minutos. Os resultados mostraram que a organização de uma situação, o professor atua como facilitador para o aprendizado -não como uma ferramenta para soluções rápidas para os problemas.

Referências

-Antunes Neto, J. M. F.; Vilarta, R. Fadiga muscular e exercício excêntrico: revisão dos eventos moleculares. Lecturas, Educacíon Física y Deportes, Num. 156. 2011a.

-Antunes Neto, J.M.F.; Vilarta, R. Contração muscular excêntrica: processos indutores de microlesão celular e síntese de proteínas miofibrilares. Lecturas, Educacíon Física y Deportes, Num. 15. 2011b.

-Berbel, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. Vol. 02. Num. 02. 1998. p. 1-16.

-Bonen, A. Lactate transporters (MCT proteins) in heart and skeletal muscles. Medicine and Science in Sports and Exercise, Num. 32. 2000. p. 778-789.

-Cajal,S.R.: Regras e Conselhos sobre a Investigação Científica, T.A. Queiroz Ed. Ltda, São Paulo, 1979 (tradução).

-Dolezal, B.A.; Potteiger, J.A.; Jacobsen, D.J.; Benedict, S.H. Muscle damage and resting metabolic rate after acute resistance exercise with an eccentric overload. Medicine and Science in Sport and Exercise. Num. 32. 2000. p. 1202-1207.

-Garcia,C.K.; Brown, M.S.; Pathak, R.K.; Goldstein, J.L. CDNACloning of MCT2, a second monocarboxylate transporter expressed in different cells than MCT1. Journal of Biology and Chemistry.Num. 270.1995. p. 1853-1849.

-Hayward, R.; Ferrington, D. A.; Kochanowski, L. A.; Miller, L. M.; Jaworsky, G. M.; Schineider, C. M. Effects of dietary protein on enzyme activity following exercise-induced muscle injury. Medicine and Science in Sport and Exercise. Num. 31. 1999. p. 414-420,1999.

-Houston, M.E. Biochemistry Primer for Exercise Science. Champaign: Human Kinetics, 1995.

-Jackson, V.N.; Price, N.T.; Halestrap, A.P. cDNA cloning of MCT1, a monocarboxylate transporter from rat skeletal muscle. Biochimistry and Biophysic, Acta. Num. 1238. 1995. p. 193-196.

-Jackson, C.K.; Li,X.; Luna, J.; Francke, U. cDNA cloning of the human monocarboxylate transporter 1 and chromosomal localization of the SLC16A1 locus to 1p13.2-p12. Genomics. Num. 23. 1994. p. 500-503.

-Lee, J.; Goldfarb, A.H.; Rescino, M.H.; Hegde, S.; Patrick, S.; Apperson, K. Eccentric exercise effect on blood oxidative-stress markers and delayed onset of muscle soreness. Medicine and Science in Sports and Exercise. Num. 34. 2002. p. 443-448.

-Marzzoco, A.; Torres, B.A. Bioquímica Básica, segunda edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

-Miles, M.P.; Clarkson. P.M. Exercise-induced muscle pain, soreness, and cramps. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. Num. 34. 1994. p. 203-216.

-Pyne, D.B. Exercise-induced muscle damage and inflammation: a review. Australian Journal of Science and Medicine in Sport, 26, 49-58. 1994.

-Roth, D.A.; Brooks, G.A. Lactate transport is mediated by a membrane-bound carrier in rat skeletal sarcolemmal vesicles. Archives of Biochemistry and Biophysic. Num. 279. 1990. p. 377-385.

-Rowlands, A. V.; Eston, R. G.; Tilzey, C. Effect of stride length manipulation on symptoms of exercise-induced muscle damage and the repeated bout effect. Journal of Sports Science. Num. 19. 2001. p. 333-340.

Publicado
2012-04-04
Como Citar
Antunes Neto, J. M. F. (2012). Proposta de uma aula prática de testes de corrida sob a perspectiva da aprendizagem baseada em problemas. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(30). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/392
Seção
Artigos Científicos - Original