Efeitos de um programa de treinamento complementar de força sobre o desempenho, carga interna de treinamento e tolerância ao estresse em bailarinas
Resumen
O objetivo do estudo foi verificar os efeitos de um treinamento complementar de força sobre a sustentação de membros inferiores e flexibilidade em bailarinas clássicas. Além disso, um objetivo secundário foi monitorar a carga interna de treinamento (CIT) e a tolerância ao estresse. Participaram do estudo dez bailarinas do sexo feminino (idade = 17,4 ± 2,4 anos) que foram divididas em um grupo experimental (GE), que além das sessões de ballet clássico realizaram o treinamento complementar, e um grupo controle (GC). Todas as participantes realizaram, antes e após quatro semanas, avaliações físicas de força de sustentação de membros inferiores, testes de flexibilidade e teste de impulsão horizontal (IH). A CIT das sessões foi monitorada através da percepção subjetiva de esforço da sessão (PSEsessão) e a tolerância ao estresse foi monitorada através do questionário DALDA. Os resultados apontaram melhoras significantes no GE no teste de sustentação em 90° para ambas as pernas. Já no GC houve uma piora significante na sustentação em 90°d, mudanças significantes entre o pré vs. pós-treinamento na IH e no ângulo do teste de sustentação. Em relação à CIT, os valores foram maiores no GE comparado ao GC e a tolerância ao estresse foi maior no GE. Portanto, o treinamento complementar de força aplicado no presente estudo foi efetivo em auxiliar as bailarinas na manutenção e/ou melhora do desempenho na força de sustentação de membros inferiores e na flexibilidade.
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