Depressione negli insegnanti di educazione fisica nella città di Diadema - São Paulo
Abstract
Introdução: Sabe-se que a depressão é uma doença prevalente no mundo moderno, inclusive na classe de educadores a qual é pressionada à busca de resultados e metas. Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar os níveis de depressão em profissionais de educação física em escolas da rede pública de Diadema. Material e método: Foi utilizado como instrumento de pesquisa o inventário de Beck (BDI) (Gorenstein e Andrade, 1996). O questionário foi aplicado a 23 professores de educação física da rede pública de Diadema no período de março a outubro de 2008. Resultados: Conforme a análise dos resultados 9 professores sendo 39% da amostra, não possuem evidencia de depressão, desta forma, estão considerados dentro da normalidade; para depressão leve à moderada 9 professores sendo 39% da amostra evidenciaram este quadro; 1 professor sendo 4% da amostra evidenciou um quadro de depressão moderada à severa. Neste estudo não ficou evidenciado nenhum caso de depressão severa, mas, 4 professores sendo 17% da amostra podem estar negando uma possível depressão. Conclusão: Segundo nossos resultados verificamos que apesar do profissional de educação física estar vinculado com a imagem de geração saúde e diretamente relacionado com qualidade de vida, esses profissionais também estão sujeitos a apresentarem quadros de depressão.
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