Efeito do agachamento com carga equalizada na potência de membros inferiores de judocas de alto rendimento

  • Adriano Rodrigues Dubal Faculdade SOGIPA, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Maria de Lourdes Mazzoleni Portela Faculdade SOGIPA, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Gustavo dos Santos Ribeiro Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre-RS, Brasil. Instituto ISulBra/Faculdades QI, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • André Luíz Lopes Faculdade SOGIPA, Porto Alegre-RS, Brasil. Instituto ISulBra/Faculdades QI, Porto Alegre-RS, Brasil.

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de uma sessão de agachamento com carga equalizada na capacidade contrátil e elástica dos membros inferiores de judocas de elite. Materiais e Métodos: Sete atletas do sexo masculino (25,3 ± 3,8 anos) realizaram cinco séries de 12-RM no agachamento livre. A potência de membros inferiores foi analisada em três momentos: antes, durante e após a sessão. Utilizaram-se os saltos Squat Jump e Countermovement Jump para avaliar a potência relacionada à força contrátil e elástica dos membros inferiores. A composição corporal foi avaliada pela técnica de cinco componentes. Utilizou-se o teste de Friedman para analisar os dados, sendo significativo p<0,05. Resultados: Não houve diferença na altura do Squat Jump (37,1 ± 4,5 vs 35,5 ± 4,7 vs 35,6 ± 4,7 cm; p=0,768) e do Countermovement Jump (38,9 ± 4,3 vs 40,1 ± 4,7 vs 38,5 ± 4,7 cm; p=0,486) nos três momentos da sessão. Contudo, observou-se redução de aproximadamente 4% no desempenho do Squat Jump da fase inicial para intermediária, permanecendo estável no final do exercício (redução de 4% na altura do salto). Em relação ao Countermovement Jump, constatou-se incremento de aproximadamente 3% na altura do salto inicial para o intermediário, retornando ao valor basal ao final da sessão (redução de 4% no desempenho). Conclusão: uma carga externa equalizada não interferiu na potência de membros inferiores em judocas de alto rendimento após um exercício de agachamento com carga equalizada.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
Dubal, A. R., Portela, M. de L. M., Ribeiro, G. dos S., & Lopes, A. L. (2020). Efeito do agachamento com carga equalizada na potência de membros inferiores de judocas de alto rendimento. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 13(86), 1076-1083. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1868
Seção
Artigos Científicos - Original