Eficiência do teste Timed Up and Go na predição de quedas em idosos atendidos em uma Unidade Básica de Saúde de Fortaleza-CE

  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.
  • Victor Rodrigues de Souza Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.
Palavras-chave: Idosos, Equilíbrio, Quedas, Timed up and go

Resumo

O envelhecimento é um processo natural e irreversível, caracterizado por uma série de modificações multifatoriais. Dentre estas, a diminuição do equilíbrio corporal é uma das mais importantes envolvidas, pois influencia diretamente na execução das diversasatividades da vida diária realizadas pelos idosos. Essa alteração torna o indivíduo mais exposto à ocorrência de eventos incapacitantes, como por exemplo, as quedas. O estudo teve como objetivo verificar a eficiência do teste timed up and go na predição de quedas em idosos atendidos em uma unidade básica de saúde de Fortaleza-CE. Fizeram parte da amostra, 55 idosos recrutados a partir do serviço de atendimento da unidade. De acordo os resultados 16,4% dos entrevistados relataram ter sofrido quedas nos últimos 30 dias, e quando realizado o teste os resultados mostraram que a média de tempo dos idosos no teste foi de 12,58 segundos, o que de acordo com a classificação do teste representa um baixo risco de ocorrência de quedas. Conclui-se que o teste timed up and go mostrou-se eficiente na predição da ocorrência de quedas em idosos, revelando-se, um instrumento de baixo custo e que pode ser aplicado em idosos para avaliar à sua capacidade funcional. Recomenda-se a utilização do teste no controle e prevenção de quedas em idosos, o que pode significar uma melhoria significativa na qualidade de vida dessa população e diminuir os custos no sistema de saúde.

Referências

-Bischoff, H.A.; Stahelin, H.B.; Monsch, A.U.; Iversen, M.D.; Weyh, A.; Von Dechend, M. Identifying a cut-off point for normal mobility: A comparison of the timed ‘up and go’ test in community-dwelling and institutionalised elderly women. Age Ageing. 2003. p. 315-320.

-Camara, F.M.; Gerez, A.G.; Miranda, M.L.J.; Velardi, M. Capacidade funcional do idoso: formas de avaliação e tendências. Acta Fisiátrica. 2008. p. 249-256.

-Carvalho, J.; Soares, J.M.C. Envelhecimento e força muscular -breve revisão. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 4. Num. 3. 2004.

-Field, A. Descobrindo estatística usando o SPSS. Porto Alegre. ArtMed. 2009.

-Figueiredo, K.M.O.B.; Lima, K.C.; Guerra, R.O. Instrumentos de avaliação do equilíbrio corporal em idosos. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. 2007.

-Fonseca, F.B.; Rizzotto, M.L.F. Construção de Instrumento para Avaliação Sócio-funcional em Idosos. Texto e Contexto Enfermagem. Florianópolis. Vol. 17. Num. 2. 2008. p. 365-373.

-Gregório, L.P.P.; Mazo, G.Z.; Virtuoso, J.F.; Souza, A.C. O teste “Timed Up and Go” clássico e cognitivo não predizem quedas em idosos praticantes de atividade física. 2012.

-Guimarães, L.H.C.T.; Galdino, D.C.A.; Martins, F.L.M.; Vitorino, D.F.M.; Pereira, K.L.; Carvalho, E.M. Comparação da propensão de quedas entre idosos que praticam atividade física e idosos sedentários. Revista Neurociências. Vol. 12. Num. 12. 2004.

-Lebrão, M.L.; Laurenti, R. Saúde, bem-estar e envelhecimento: o estudo SABE no Município de São Paulo. Revista Brasileira de Epidemiologia. São Paulo. Vol. 8. Num.2. 2005. p. 127-141.

-Medronho, R. A.; e colaboradores. Epidemologia. São Paulo. Editora Atheneu. 2007.

-Motta, V.T.; Oliveira Filho, P.F. SPSS -Análise de dados Biomédicos. Rio de Janeiro. Medbook. 2009.

-Nóbrega, A.C.L.; e colaboradores. Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: Atividade Física e Saúde do Idoso. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 5. Num. 6. 1999.

-Paschoal, S.M.P.; Franco, R.P.; Salles, R.F.N. Epidemiologia do Envelhecimento. In: Tratado de Gerontologia. 2007.

-Perracini, M.R. Funcionalidade e envelhecimento. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2011.

-Pereira, S.R.M.; Buksmam, S.; Perracini, M.; Py, L.; Barreto, K.M.L.; Leite, V.M.M. Quedas em idosos. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 2001.

-Podsiadlo, D.; Richardson, S. The timed ‘Up & Go’: a test of basic functional mobility for frail elderly persons. JournalAm Geriatric Society. 1991. p. 142-148.

-Rocha, A.C.; Fernandes, M.C.; Dubas, J.P.; Guedes Júnior, D.P. Análise comparativa da força muscular entre idosas praticantes de musculação, ginástica localizada e institucionalizada. Fit Perf Journal. 2009. p. 16-20.

Publicado
2016-05-16
Como Citar
Rodrigues, A. L. de P., & de Souza, V. R. (2016). Eficiência do teste Timed Up and Go na predição de quedas em idosos atendidos em uma Unidade Básica de Saúde de Fortaleza-CE. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(58), 314-320. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/952
Seção
Artigos Científicos - Original