Abrangência nacional das afiliações dos autores que publicaram sobre futsal e futebol
Resumo
Objetivo: Verificar a abrangência nacional, ao longo de 15 anos, das Instituições de Ensino Superior e das Entidades, referente a origem da afiliação dos autores que publicaram sobre o futsal e o futebol. Materiais e métodos: Estudo do tipo bibliométrico. Após acessar o site da revista brasileira de futsal e futebol (www.rbff.com.br) selecionou-se o ícone, arquivos, em seguida procurou-se o primeiro volume e o primeiro número do ano de 2009, e depois sucessivamente até o volume 15, número 63, do ano de 2023, abriu-se o ícone do acesso ao sumario da edição, em seguida clicou-se no título do artigo, abrindo a tela com os metadados, e em seguida selecionou-se os dados de afiliação, de origem institucional e local da afiliação dos autores no artigo. Estatística descritiva. Resultados: um total de 372 indicações de afiliações, sendo 209 indicações de afiliações brasileiras, e 80 outras Entidades, e as afiliações estrangeiras, sendo 72 Instituições de Ensino Superior e 11 outras Entidades. O continente América com 223 indicações, e o Brasil predominando, com 209 indicações. O continente Europa com 37 indicações, com destaque para Portugal com 20 indicações. Sobre as Entidades de afiliação da origem dos autores, 91 no total sendo 82 entidades na América, com destaque para o Brasil, e em seguida vem Europa com 8 entidades e destaque para Portugal com 5 entidades. Discussão: O percentual de 74,38%, dessa forma um predomínio das afiliações dos autores ser de origem brasileira e 25,62% das Instituições de Ensino Superior estrangeiras nas indicações de origem das afiliações dos autores. Nesse sentido, embora a revista brasileira de futsal e futebol, tenha origem brasileira, esta consegue, em apenas 15 anos de existência, atingir um quarto das indicações das afiliações estrangeiras, sendo assim, e podemos considerar uma excelente abrangência. Conclusão: Em 15 anos de existência, o periódico, especializado, demonstra em termos de abrangência, ser global.
Referências
-Alfonso-Goldfarb, A.M.; Ferraz, M.H.M. Difícil equação institucional da Ciência no Brasil. Perspectiva. Vol. 16. Núm. 3. 2002. p.3-14.
-Araújo, C.A. Bibliometria: Evolução histórica e questões atuais. Em Questão. Vol. 12. Num. 1. 2006. p. 11-32.
-Barreira, J.; Gonçalves, M.C.R.; Medeiros, D.C.C.; Galatti, L.R. Produção acadêmica em futebol e futsal feminino: estado da arte dos artigos científicos nacionais na área da Educação Física. Movimento. Porto Alegre. Vol. 24. Num. 2. 2018. p. 607-618.
-Bourdieu, P. Homo academicus. 2ª edição. Editora UFSC. 2017. 310p.
-Carvalho, M.J.P.F. Plataformas de Avaliação de Revistas Cientificas. Centro de Estudos Sociais. Laboratório Associado Universidade de Coimbra. Universidade Coimbra. 2016. https://www.ces.uc.pt/biblioteca/documentos/classificacao_de_revistas_cientificas.pdf, acessado em 14/01/2025.
-Lobato, I.L.; Rodrigues, R.P.; Coelho, H.R. Futebol/futsal é lugar de mulher? A produção do conhecimento em periódicos (2002- 2019). Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu. Vol. 1. Num. 2. 2020.
-Medeiros, J.M.G.; Vitoriano, M.A.V. A evolução da bibliometria e sua interdisciplinaridade na produção científica brasileira. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Vol. 13. Num. 3. 2015. p. 491-513.
-Montenegro, G.M. Futebol e futsal feminino no brasil: uma análise da produção de conhecimentos nos periódicos acadêmicos da educação física no brasil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 14. Num. 57. 2022. p. 1 -10.
-Moresi, E.A.D.; Pinho, I. Análisis bibliométrica de la investigación em educación durante la pandemia de covid-19. Educação Temática Digital. Vol. 24. Num. 1. 2022. p. 238-256.
-Silva, E.S.; Moreira, E.C. O panorama brasileiro das pesquisas sobre o futebol de mulheres (2013-2021). Retos. Num. 60. 2024.
-Valenzuela, A.M.H.; Ballesteros, M.A.S.; Sedamano, M.J.S.J.; Tarazona, M.V. Diseños de las tesis de posgrado de educación: um análisis bibliométrico. Apuntes Universitarios. Vol. 13. Num. 2. 2023.
Copyright (c) 2025 Antonio Coppi Navarro, Antonio Manuel Leal Ferreira Mendonça Fonseca

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).