Diferença no número de repetições máximas realizadas por praticantes de Jiu-Jitsu no supino horizontal, utilizando destintos intervalos entre as séries

  • Mauro Lúcio Mazini Filho Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Desporto da Universidade Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Programa de Graduação em Educação Física na Faculdade Sudamérica em Cataguases, Minas Gerais, Brasil. Programa de Graduação em Engenharia de Produção, Ciências Biológicas e Pedagogia da Faculdade Integradas de Cataguases (FIC/UNIS) em Cataguases, Minas Gerais, Brasil.
  • Dihogo Gama de Matos Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Desporto da Universidade Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal.
  • Diogo Paris Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Personal Trainer e Treinamento Funcional do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) em Unidade Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
  • Eduardo Alves Portilho Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Personal Trainer e Treinamento Funcional do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) em Unidade Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
  • Vinícius Alves da Silva Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Personal Trainer e Treinamento Funcional do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) em Unidade Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
  • Bernardo Minelli Rodrigues Programa de Graduação em Educação Física na Faculdade Sudamérica em Cataguases, Minas Gerais, Brasil. Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil. Programa de Graduação em Educação Física da Fundação Universitária de Itaperuna (FUNITA), Itaperuna, Rio de Janeiro, Brasil
  • Saulo Paula Costa Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Desporto da Universidade Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal.
Palavras-chave: Intervalo de recuperação, Treinamento de força, Teste de 1R-M

Resumo

O intervalo é uma relevante variável do treinamento resistido, sendo bastante importante sua adequada aplicação durante o período de treinamento em que o objetivo são ganhos de força máxima. O objetivo do estudo foi avaliar a utilização de 90% de 1-RM como zona de treinamento para aumento da força máxima e verificar o efeito de dois intervalos (2 e 5 minutos) no número máximo de repetições executados ao longo de três séries no supino horizontal. Conforme se verificará no estudo, o número de repetições máximas se apresentou menor a cada série, independente do tempo de intervalo: 1ª série (2 min.: 5,9 ± 1,0 repetições; 5 min.: 6,3 ± 1,2 repetições), 2ª série (2 min.: 3,9 ± 1,1 repetições; 5 min.: 4,8 ± 1,4 repetições) e 3ª série (2 min.:2,8 ± 0,9 repetições; 5 min.: 3,5 ± 1,4 repetições). O volume total de repetições alcançadas se apresentou menor com 2 min. de intervalo (12,6 ± 2,6 repetições) quando comparado a 5 min. (14,6 ± 3,6 repetições). Verificou-se que o intervalo de 5 minutos proporcionou uma melhor recuperação entre as séries de supino horizontal do que com intervalo de 2 minutos.

 

ABSTRACT

Difference in maximum number of repetitions performed by practitioners of Jiu-Jitsu in bench press horizontal using intervals between series

The interval is relevant variable resistance training, being quite important adequately implemented during the training period in which the goal is maximum strength gains. The aim of the study is to evaluate the use of 90% of 1-RM as the training zone for increased maximum force to investigate the effects of two intervals (2:5 minutes) the maximum number of repetitions performed over three series in supine horizontal. As you examine the study, the maximum number of repetitions performed under each series, regardless of the time interval: 1st series (2 min.: 5.9 ± 1.0 repetitions; 5 min.: 6.3 ± 1, 2 repetitions), grade 2 (2 min.: 3.9 ± 1.1 repetitions; 5 min.: 4.8 ± 1.4 reps) and grade 3 (2 min.: 2.8 ± 0.9 repetitions; 5 min.: 3.5 ± 1.4 repetitions). The total volume of repetitions achieved shown lower with 2 min. interval (12.6 ± 2.6 repetitions) compared to 5 min. (14.6 ± 3.6 repetitions). It was found that the 5-minute interval provided better recovery between sets of horizontal supine than an interval of 2 minutes.

Publicado
2014-12-14
Como Citar
Mazini Filho, M. L., Matos, D. G. de, Paris, D., Portilho, E. A., Silva, V. A. da, Rodrigues, B. M., & Costa, S. P. (2014). Diferença no número de repetições máximas realizadas por praticantes de Jiu-Jitsu no supino horizontal, utilizando destintos intervalos entre as séries. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 8(49), 762-768. Recuperado de http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/697
Seção
Artigos Científicos - Original